10 junho 2013

Onomástico de Sua Santidade Bartolomeu I - Festa de São Bartolomeu Apóstolo (11/06/2013)

SÃO BARTOLOMEU APÓSTOLO 
11 de junho
Onomástico de Sua Santidade Bartolomeu I
Bartolomeu I
Bartolomeu I
No dia 11 de junho, a Igreja Ortodoxa celebra a festa dos Santos Apóstolos Bartolomeu e Barnabé.
E nessa data especial, Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico, festeja também seu onomástico, ou seja, o dia do santo de seu nome.
Bartolomeu I oficia hoje (10 de junho) as Vésperas no Mosteiro Maria Fonte Doadora da Vida (Μονή της Ζωοδόχου Πηγής), em Constantinopla. Na manhã de 11 de junho, Sua Santidade oficia a Divina Liturgia na Catedral Patriarcal de São Jorge, no Phanar.



São Bartolomeu foi um dos Doze Apóstolos e sua terra natal era a Galileia. Isso é tudo o que se sabe sobre ele de acordo com as narrações dos Evangelhos.
São Bartolomeu Apóstolo
Sobre seu trabalho apostólico, dizem que ele pregou na Arábia, na Pérsia e, especialmente, na Índia, levando a essas regiões o Evangelho escrito por São Mateus – originalmente escrito em hebraico –, encontrado lá cem anos depois por Pantaenus (Πάνταινος), um antigo filósofo estóico que, mais tarde, tornou-se um ilustre professor da Escola Catequética de Alexandria (Κατηχητικής Σχολής Αλεξανδρείας) (cf. Eusebius, Eccl. Hist., 5: 10). Outros relatos dizem ainda que ele também visitou a Armênia.
Não se sabe exatamente como ele morreu. Alguns dizem que ele teria sido crucificado ou esfolado vivo, na cidade de Albanopolis (Ἀλβανόπολις) na Armênia, conforme uma antiga tradição preservada pelos armênios.
Dizem, ainda, que Bartolomeu e Natanael seriam, na verdade, a mesma pessoa; pois os evangelistas que mencionam Bartolomeu não mencionam Natanael; e João, que só menciona Natanael como um dos Doze, nada diz sobre Bartolomeu.
Na verdade, Bartolomeu é um patronímico, derivado de Bar Talmai, isto é, filho de Talmai, que significa “ousado, espirituoso”. Natanael, assim, seria um sobrenome.


Leituras do Dia:
At. 11:19-30 e Lc. 10:16-21


Tropário, 3º Tom.
Απόστολοι Άγιοι, πρεσβεύσατε τώ ελεήμονι Θεώ ίνα πταισμάτων άφεσιν, παράσχη ταίς ψυχάς ημών.
Ó Santos Apóstolos, rogai por nós junto do Deus misericordioso, para que Ele conceda às nossas almas o perdão dos pecados.

Kontákion, 4º Tom.
Ώφθης μέγας ήλιος τή Εκκλησία, διδαγμάτων λάμψεσι, καί θαυμασίων φοβερών, φωταγωγών τούς τιμώντάς σε, Βαρθολομαίε Κυρίου Απόστολε.
Como uma grande estrela da manhã, tu apareceste para a Igreja; com os teus ensinamentos e com teus raios e feixes de incríveis milagres, tu iluminas os que te honram, ó Bartolomeu Apóstolo do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário