06 dezembro 2013

São Nicolau (06/12/2013)

Sexta-feira, 6 de dezembro
SÃO NICOLAU
Άγιος Νικόλαος Αρχιεπίσκοπος Μύρων της Λυκίας, ο Θαυματουργός
(MATINASJo. 10, 1-9 | LITURGIA: Hb. 13, 17-21; Lc. 6, 17-23)*
São Nicolau viveu durante o reinado de São Constantino, o Grande, e adormeceu em Cristo no ano de 330.
Ainda jovem ele desejava abraçar uma vida solitária. Durante uma peregrinação à cidade santa de Jerusalém, Nicolau teria encontrou um lugar para retirar-se e dedicar-se à oração. No entanto, esta não era a vontade de Deus, e ele acabou retornando para sua terra natal para alicerçar a salvação de muitos homens.
De volta à Mira (Μύρα), Nicolau foi ordenado bispo. Ele se tornou conhecido por sua grande misericórdia, caridade para com os pobres e necessitados e compaixão para com os injustiçados. São Nicolau também foi conhecido por seu imenso zelo pela verdade.

Ele estava presente no primeiro Concílio Ecumênico dos 318 Padres em Nicéia, em 325 d.C. Diz-se que após ouvir as blasfêmias que Arius descaradamente proferiu contra o Filho de Deus, São Nicolau golpeou-o na face. Como os cânones (leis) da Igreja proíbem o clero de agredir qualquer homem, os demais bispos ficaram perplexos, sem saber que ação disciplinar tomar contra este hierarca quem todos reverenciavam. Durante a noite, nosso Senhor Jesus Cristo e sua Santíssima Mãe apareceram a alguns dos bispos e lhes disseram que nenhuma ação deveria ser tomada contra Nicolau, já que ele tinha agido não por paixão, mas por amor e piedade.
São Nicolau é o santo padroeiro de todos os viajantes, e dos navegantes em particular. Ele é um dos santos mais conhecidos e mais queridos de todos os tempos.   
  
Tom da semana: 6º Tom
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Parábola do Bom Pastor (1ª parte)
(Jo. 10, 1-9)
Disse o Senhor aos judeus que vieram até Ele: "em verdade eu vos digo: quem não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas que lhe pertencem pelo nome e as leva para fora. Depois de fazer sair todas, vai na frente, e elas o seguem porque conhecem a sua voz. Não seguem o estranho, mas fogem dele pois não conhecem a voz do estranho”.
   Jesus falou de modo figurado, e eles não entenderam o que queria dizer. Por isso Jesus continuou: “Na verdade eu vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem."
† DIVINA LITURGIA
Tropário de São Nicolau (4º Tom)
Κανόνα πίστεως καί εικόνα πραότητος, εγκρατείας Διδάσκαλον, ανέδειξέ σε τή ποίμνη σου, η τών πραγμάτων αλήθεια, διά τούτο εκτήσω τή ταπεινώσει τά υψηλά, τή πτωχεία τά πλούσια, Πάτερ Ιεράρχα Νικόλαε, πρέσβευε Χριστώ τώ Θεώ, σωθήναι τάς ψυχάς ημών.
A verdade das tuas obras, tornou-se regra de fé para o teu rebanho, modelo de doçura e mestre de temperança. Pela tua humildade obtiveste ainda a exaltação e, pela tua pobreza, a riqueza. Intercede, pois, a Cristo nosso Deus, ó nosso Pai e Hierarca Nicolau, pela salvação de nossas almas!

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS HEBREUS
Submissão aos chefes espirituais e Oremos uns pelos outros
(Hb. 13, 17-21)
Irmãos, obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles, pois velam sobre vossas almas, como quem há de prestar contas, para que o façam com alegria e sem gemidos, pois não seria de nenhuma vantagem para vós. Orai por nós. Confiamos em ter boa consciência e em querer viver bem em tudo. Principalmente vos rogo que façais oração para que eu vos seja restituído o mais breve possível. O Deus da paz, que ressuscitou dos mortos o grande pastor das ovelhas no sangue do eterno testamento, o Senhor Nosso Jesus, vos disponha para todo bem, para fazerdes sua vontade, cumprindo em vós o que é agradável em sua presença, por Jesus Cristo, para quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Bem-aventuranças
(Lc. 6, 17-23)
Naquele tempo, Jesus parou numa planície, e com ele grande número de discípulos e uma grande multidão de povo de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Eles tinham vindo para ouvir Jesus e para serem curados de suas enfermidades. Também os atormentados de espíritos impuros eram curados. Toda a multidão procurava tocá-lo porque dele saía uma força que sarava a todos. Levantando os olhos para os discípulos, Jesus dizia : "Felizes sois vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus. Felizes os famintos de agora, porque sereis saciados. Felizes os tristes de agora, porque haveis de rir. Felizes sereis quando vos odiarem, expulsarem, injuriarem e declararem maldito o vosso nome, por causa do Filho do homem. Alegrai-vos nesse dia e exultai, porque grande será a vossa recompensa no céu."

__________________
Jo. 10, 1-9:
  1. Cap. 10, VV. 1-5. Esta parábola é tirada dos costumes pastoris palestinenses: durante a noite os pastores de vários rebanhos colocavam-nos em uma só mangueira, ficando um deles de guarda. Pela manhã, cada pastor, da porteira, emitia seu grito de chamada ao qual atendiam só suas ovelhas ovelhas. Os que tentavam entrar saltando o muro da mangueira, evidentemente não eram pastores, mas ladrões.
  2. V. 8. [Todos que vieram antes de mim]: Alusão aos falsos messias, como Judas Galileu (6 a.C), Teudas, etc.    
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 87.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 6-dez-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário