06 dezembro 2013

10º Domingo de Lucas (08/12/2013)

10º DOMINGO DE LUCAS 
Vésperas da Concepção da Mãe de Deus
(MATINAS: Mc. 16, 1-8 | LITURGIA: Ef. 2, 14-22 e Lc. 13, 10-17)*
Endireitando nossos desvios
A lição do Evangelho de hoje fala de “uma mulher que há dezoito anos tinha um espírito que a enfraquecia”. Ela andava encurvada e de modo algum não conseguia se endireitar. Quando Jesus a viu, Ele a chamou, pôs as mãos sobre ela e imediatamente ela se endireitou e começou a louvar a Deus.

  A primeira mensagem desta passagem é justamente o poder de Cristo para endireitar o que está torto – não apenas corpos curvados, mas também vidas tortas, desviadas... De todas as criaturas neste mundo, o homem é o único que foi feito para olhar para cima. Mas o pecado dobra-o para o chão. Quanto mais o homem serve a Deus, mais ele estará na posição vertical e endireitado. Quanto mais ele peca, mais curvada e torta estará sua vida interior: sua mente e seu coração.
Há aqueles que dizem: “Você não pode mudar a natureza humana.” Mas esta afirmação é uma negação absoluta de Deus: Aquele que veio a este mundo com o propósito expresso de mudar a natureza humana, de endireitar as pessoas. “E alguns de vós éreis isto”, escreve o Apóstolo Paulo, “imorais, idólatras, ladrões, avarentos, beberrões, insultadores e assaltantes... mas fostes lavados; mas fostes santificados; mas fostes justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus” (cf. 1Cor. 6, 10-11)
Na natureza, vemos como a maioria dos rios seguem cursos tortos (...). A razão de serem tortos é que os rios constantemente seguem a linha de menor resistência. O mesmo acontece em nossas vidas. Quando seguimos a linha de menor resistência, ao invés de seguir Cristo, temos como resultado uma vida torta e errante.
Certa vez, um menino chegou em casa após ter ido pescar. Seu carretel de linha estava completamente embolado e ele, por muito tempo, fazendo o seu melhor esforço, pelejara para desenrolar a linha, mas não teve sucesso. Finalmente, ele foi até seu pai e disse: “Papai, minha linha está toda enrolada. Você, pode consertar para mim?” Nas hábeis mãos de seu pai a linha começou a ser desenrolada como mágica, e em dois ou três minutos, não havia mais nenhum nó.
Esta é uma parábola sobre nossas vidas. Pouco a pouco nos perdemos em meio às tentações e aos pecados que nos afligem. Finalmente chega o dia em que descobrimos que não podemos mais nos ajudar. Então, alguém de fora tem de entrar em nossas vidas, se quisermos ser libertados de todos os embaraços. Deus está disposto a nos ajudar, basta que desejemos sua vinda e que tenhamos fé no Senhor.
Pe. Anthony M. CONIARIS
Prof. emérito da Holy Cross Greek Orthodox 
School of Theology, em Brookline, MA (EUA).
Tradução livre do livro: "Gems from the Sunday and Feasts Gospels"
Boletim n. 46, 8.12.2013: 
10º Domingo de Lucas (Download)

PENSAMENTO
 São Marcos, o Ascético | Άγιος Μάρκος ο Ασκητής (Séc. V)
“A Escritura fala da fé como ‘o firme fundamento do que se espera’ (Hb. 11, 1), e descreve como ‘inúteis’ aqueles que não conhecem a habitação de Cristo (cf. 2Cor. 13, 5). Assim como um pensamento se manifesta por meio de ações e palavras, também o nosso futuro nos recompensa pelos impulsos do coração. Assim, um coração misericordioso receberá misericórdia, enquanto um coração impiedoso receberá o oposto."
Sobre a lei espiritual.
Retângulo de cantos arredondados: Avisos In: Philokalia, V I, p. 112.
Tom da semana: 7º Tom / Grave
(χος βαρύς – ωθινόν Β΄)
† MATINAS
2º Eothinon (ωθινόν Β΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MARCOS
A Ressurreição de Jesus Cristo
(Mc. 16, 1-8)
Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus. De manhã cedo, no primeiro dia depois do sábado, ao nascer do sol, elas foram ao túmulo. Diziam entre si: “Quem nos vai remover a pedra da entrada do túmulo?” Mas, quando olharam, viram a pedra removida; e era uma pedra muito grande. Entrando no túmulo, viram um jovem sentado à direita, vestido de branco, e se assustaram. Ele lhes falou: “Não vos assusteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, que foi crucificado. Ele ressuscitou; não está aqui. Vede o lugar em que o puseram. Mas ide dizer aos discípulos e a Pedro que ele irá à frente de vós para a Galileia. Lá o vereis como ele vos disse”. Perplexas, elas saíram do sepulcro e fugiram apavoradas. E não disseram nada a ninguém, pois estavam com medo.
† DIVINA LITURGIA
Tropário da Concepção da Mãe de Deus (4º Tom)
Σήμερον τής ατεκνίας δεσμά διαλύονται, τού Ιωακείμ γάρ καί τής Άννης εισακούων Θεός, παρ' ελπίδα τεκείν αυτούς σαφώς, υπισχνείται θεόπαιδα, εξ ής αυτός ετέχθη ο απερίγραπτος, βροτός γεγονώς, δι' Αγγέλου κελεύσας βοήσαι αυτή, Χαίρε Κεχαριτωμένη, ο Κύριος μετά σού.
Hoje se desatam os laços da esterilidade, pois Deus ouve as preces de Joaquim e Ana e lhes promete claramente que, contra toda esperança, darão à luz a filha de Deus, da qual Ele próprio, ao se fazer homem nasceu, ordenando ao Anjo saudá-la: “Salve, cheia de graça, o Senhor á contigo!”
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS EFÉSIOS
Judeus e gentios reconciliados em Cristo
(Ef. 2, 14-22)
Irmãos, Cristo é a nossa paz, ele, que de dois fez um só povo, derrubando o muro de separação, a inimizade, em sua própria carne; anulando a Lei dos mandamentos expressa em decretos, para fazer em si mesmo, dos dois, um só homem novo; estabelecendo a paz e reconciliando ambos com Deus num só corpo pela cruz; e matando em si mesmo a inimizade. Veio para anunciar a paz a vós, que estáveis longe, e também àqueles que estavam perto. Porquanto é por ele que nós, judeus e pagãos, temos acesso junto ao Pai num mesmo Espírito. Assim já não sois estrangeiros e hóspedes, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo por pedra principal o próprio Cristo Jesus. É nele que todo edifício, harmonicamente disposto, se une e cresce até formar um templo santo no Senhor; nele vós também sois integrados na construção para vos tornardes morada de Deus no Espírito.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Nova disputa sobre a lei sabática
(Lc. 13, 10-17)
Naquele tempo, Jesus ensinava numa sinagoga. Havia ali uma mulher que há dezoito anos tinha um espírito que a enfraquecia. Andava encurvada e não podia se endireitar. Vendo-a, Jesus chamou-a e disse: “Mulher, estás curada de tua doença”. Impôs-lhe as mãos, e ela imediatamente se endireitou e começou a louvar a Deus. O chefe da sinagoga ficou indignado porque Jesus havia curado no sábado e disse à multidão: “Há seis dias em que se pode trabalhar. Nesses dias vinde curar-vos e não em dia de sábado”. O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Qualquer um de vós não solta do estábulo o boi ou o burro no sábado e o leva a beber? E esta filha de Abraão, que há dezoito anos Satanás mantinha prisioneira, não devia ser libertada dessa prisão em dia de sábado?” Com essa resposta, todos os adversários ficaram envergonhados, e a multidão se alegrava com as obras maravilhosas que fazia.
__________________
Ef. 2, 14-22
  1. Cap. 2, V. 14"o muro de separação, a inimizade": alusão à baluastrada que no pátio do Templo separava a parte reservada aos israelitas da dos gentios. Cristo destruiu com sua morte essa hostilidade e dos dois (pagãos e judeus) fez um só povo.
  2. V. 16 "em si mesmo": o texto grego reza "nela", i.e. na cruz.
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 171.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 8-dez-2013. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário