31 dezembro 2013

Circuncisão de Cristo e São Basílio (01/01/2014)

Quarta-feira‎, 1º de janeiro
CIRCUNCISÃO DE JESUS CRISTO 
São Basílio, o Grande
(MATINAS: Jo. 10, 1-9 LITURGIA: Col. 2, 8-12; e Lc. 2, 20-21, 40-52)*
Sendo o Dia do Ano Novo o início dos dias do ano, devemos ter, no íntimo de nossas almas, pensamentos e sentimentos que conduzem nossos atos e comportamentos de uma maneira cristã durante todo o ano. Alcançaremos isso no momento em que tivermos em mente o significado do Dia do Ano Novo na vida espiritual.
Na vida espiritual, o Dia do Ano Novo acontece sempre que alguém que vivia negligentemente afastado de Deus se torna zeloso quanto à sua salvação e passa a viver de maneira agradável a Deus. 
Quando tomamos esta decisão e mudamos o rumo de nossas vidas, tudo é reconstruído novamente, tanto interna como externamente; tudo recomeça; o velho passa e dá lugar ao novo. Se tu tens esse sentimento de mudança, renova tua vida; se não, adquire-o, e para tu este será o Dia de Ano Novo.
Uma digna e honrosa celebração da festa da Circuncisão do Senhor e da comemoração de São Basílio também estão ligados a essa renovação.
A essência da mudança é que, a partir desse momento, a pessoa começa a viver unicamente para Deus, para sua salvação; enquanto antes ela vivia exclusivamente para si mesma, caminhando para em direção a sua própria ruína.
Ao abandonarmos nossos antigos hábitos, confortos e prazeres mundanos, deixamos de lado nossas paixões e assumimos nossa própria abnegação.
De acordo com o Apóstolo, essa mudança representa precisamente o que a circuncisão do coração deve ser. A celebração da Circuncisão do Senhor nos lembra disso e, assim, nos leva a refletir sobre nossas condutas; enquanto que a memória de São Basílio nos mostra um grande exemplo a ser seguido.
Assim, todos os pensamentos que repousam em nossas consciências no dia de Ano Novo se aglutinam em um só: NOSSA RENOVAÇÃO INTERIOR POR MEIO DA CIRCUNCISÃO DO CORAÇÃO.
Se for do agrado do Senhor nos conceder esse pensamento e sentimento no dia do Ano Novo, isto é, não só pensar dessa maneira, mas também trazer tudo isso para nossas vidas, comemoraremos o dia de Ano Novo da maneira cristã mais perfeita, e nos prepararemos para o caminho cristão de todo o novo ano que se inicia.
Assim, no próximo ano, no dia do Ano Novo seguinte, apenas teremos de renovar e viver aquilo assumimos a partir de hoje.
Teófano, o Recluso (1815-1894) 
Fonte: Pravoslavie.ru (tradução livre)

Vida de São Basílio 
São Basílio Grande (329-379), arcebispo da Cesareia de Capadócia recebeu a base da sua educação no seu lar. A sua família era muito pia. A sua avó, a sua irmão, a sua mãe e o seu irmão foram canonizados. O seu pai era professor de eloquência e advogado. Terminando os seus estudos em Cesareia, Basílio estudou nas famosas escolas de Atenas. Voltando para a Cesareia, ele foi batizado e assumiu o posto de leitor na igreja. Depois disto, ele passou muito tempo junto com os eremitas de Síria, Mesopotamia, Palestina e Egito, onde aprendeu tudo sobre a vida monástica. Basílio gostou da vida no deserto e escolhendo um lugar afastado, ele construiu lá uma morada, onde habitava junto com ele também o amigo da sua juventude — são Gregório (Teólogo). O arcebispo da Cesaréia, Eusébio, chamou são Basílio do seu retiro e ordenou-o (364). Após a sua ordenação, o padre Basílio foi designado assistente mais próximo de Eusébio e o tempo todo trabalhou exaustivamente, pregando diariamente, as vezes até duas vezes por dia, fundando em Cesaréia e nas suas proximidades hospitais, orfanatos e asilos. 
   Após a morte de Eusébio (370), são Basilio foi elevado para a cátedra de Cesaréia e quase todos os anos de seu arcebispado passou na luta acirrada contra os arianos, os quais eram muito fortes durante o reinado de imperador Constantino e receberam mais força ainda durante o reinado do imperador Valente (os arianos rejeitam a essência Divina do Nosso Senhor Jesus Cristo). Nesta luta com os arianos, são Basílio continuava a obra de Atanásio Grande, e igual a ele, era considerado um pilar indestrutível da Ortodoxia. Os conselheiros do imperador Valente lhe diziam, que se são Basílio ceder, os arianos vencerão uma vez por todas. Valente mandava para Cesaréia o prefeito Modesto, que era conhecido por sua crueldade na perseguição dos ortodoxos. Modesto era muito arrogante e chamou a si são Basílio, no começo tentando convence-lo de entrar em entendimento com os bispos arianos, prometendo-lhe muitos benefícios que viriam a ele do imperador; depois, percebendo a sua firmeza, começou a ameaçar-lhe com o seqüestro de seus bens, o exílio e até com a morte. São Basílio lhe respondeu: "Não tenho medo do exílio, pois toda a terra pertence a Deus: é impossível seqüestrar os bens daquele, que nada possui; a morte seria um grande favor para mim: ela me unirá ao Cristo, por Quem eu vivo e trabalho aqui na terra." Esta grandeza surpreendeu o prefeito. "Até agora ninguém falou assim comigo," disse ele. — "Provavelmente, ainda não tiveste a oportunidade de falar com um bispo," retrucou modestamente são Basílio. 
Os três Hierarcas: Basílio,
João Crisóstomo e Gregório.
   Depois disto, o próprio imperador chegou até a Cesaréia e no dia da Teofania foi para a igreja, onde o santo celebrava a missa. Valente ficou surpreso com a piedosa celebração do santo e pela enorme multidão rezando. Mas, mesmo assim, ele usou todos os meios para persuadir Basílio a fazer pelo menos algumas concessões aos arianos. Não conseguindo convence-lo, Valente decretou o seu exílio, mas o filho dele ficou de repente muito doente, e não achando nenhum outro recurso, Valente era forçado a revogar o seu decreto e pedir ajuda ao santo. Mesmo assim, depois disto os arianos conseguiram pelo menos diminuir a região do arcebispo. A sua região foi dividida em duas partes e um dos seus antigos assistentes, que antigamente era subordinado a ele (Anoim — bispo da nova região da cidade de Tiana) se transformou no seu maior rival e inimigo. 
   Para guardar a sua região dos arianos, são Basílio fundou um episcopado especial na cidade de Sasima, que se encontrava na fronteira com a região dos arianos, e designou para esta cátedra, tão importante o seu amigo Gregório, que ele havia ordenado um pouco antes. Porém, são Gregório se recusou a assumir o cargo numa província tão conturbada, pois isto não correspondia a sua vocação espiritual. 
   Além de defesa abnegada da Ortodoxia contra os arianos, o arcebispo Basílio prestou outros valiosos serviços à Igreja: toda a vida dele e principalmente os últimos nove anos eram repletos de trabalhos incessantes. As muitas cartas dele mostram como ele sofria com as confusões que conturbavam a vida da Igreja e como ele se empenhava na restauração da paz no meio episcopal. Ele fundava asilos para doentes e para pobres, parcialmente com os seus próprios recursos que herdou dos seus pais, parcialmente com a ajuda de outras pessoas, e estes asilos eram tão numerosos, que na sua totalidade representavam como que uma cidade. Durante a fome, os habitantes da Cesaréia encontraram nele um generoso benfeitor. Ele era o fundador de famosos mosteiros e redigiu as regras da vida e da conduta dos monges, e estas regras dele são observadas até hoje. 
   O piedoso serviço de são Basílio surpreendeu Valente, mas temos também um outro testemunho de uma outra pessoa, mais competente apreciador da beleza espiritual, são Efrem Sírio. São Efrem Sírio, guiado pela revelação celestial, veio à igreja, onde são Basílio celebrava a missa e pregava. Ele ficou tão admirado por tudo, que ele presenciou lá, que mencionou a sua admiração à voz alta na sua língua síria e desta maneira chamou a atenção à si de todo mundo. Este foi o começo da sua amizade com são Basílio, como atestam inúmeras cartas deles. Preocupando-se com a uniformidade da missa litúrgica, são Basílio redigiu a liturgia apostólica na sua ordem, que até hoje é conhecida como a liturgia de são Basílio. Esta liturgia é celebrada aos domingos da Grande Quaresma e mais em alguns outros dias. Ele redigiu também várias orações, rezadas na Igreja, das quais as mais conhecidas são as orações de Pentecostes, que são rezadas, genuflectas, após a liturgia. 
   As obras de são Basílio são muito respeitadas na Igreja, particularmente as suas "Palestras sobre os seis dias da criação," onde ele se mostra não só como um grande teólogo, mas também um grande cientista no campo de ciências naturais. Temos também 13 palestras sobre os salmos, 25 palestras sobre diversos assuntos, 5 livros contra arianos e um livro sobre a divindade do Espírito Santo. 
   Porém, os muitos afazeres e muitas mágoas minaram a saúde de são Basílio e ele veio a falecer aos 50 anos de idade (1 de janeiro de 379).
Bispo ALEXANDER (MILEANT)
Os Escolhidos: a vida dos Santos. 
Holy Trinity Orthodox Mission. 
Trad.: Olga Dandolo
Tom da semana: 2º Tom
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
Parábola do Bom Pastor (1ª parte)
(Jo. 10, 1-9)
Disse o Senhor aos judeus que vieram até Ele: "em verdade eu vos digo: quem não entra pela porta do curral das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas que lhe pertencem pelo nome e as leva para fora. Depois de fazer sair todas, vai na frente, e elas o seguem porque conhecem a sua voz. Não seguem o estranho, mas fogem dele pois não conhecem a voz do estranho”.
   Jesus falou de modo figurado, e eles não entenderam o que queria dizer. Por isso Jesus continuou: “Na verdade eu vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo. Entrará e sairá e encontrará pastagem."
† DIVINA LITURGIA DE SÃO BASÍLIO
Tropário da Circuncisão de Jesus Cristo (1º Tom)
Περιτομή του Ιησού Χριστού
Μορφήν αναλλοιώτως ανθρωπίνην προσέλαβες, Θεός ών κατ' ουσίαν, πολυεύσπλαγχνε Κύριε, καί Νόμον εκπληρών, περιτομήν, θελήσει καταδέχη σαρκικήν, όπως παύσης τά σκιώδη, καί περιέλης τό κάλυμμα τών παθών ημών, Δόξα τή αγαθότητι τή σή, δόξα τή ευσπλαγχνία σου, δόξα τή ανεκφράστω Λόγε συγκαταβάσει σου.
Deus por essência, tu assumiste uma natureza humana, sem sofreres qualquer mudança, ó Senhor cheio de misericórdia. Cumprindo plenamente a Lei, Tu quiseste sujeitar-Te à circuncisão da carne, dissipando, assim, as figuras e retirando o véu das nossas paixões. Glória à Tua bondade! Glória à Tua misericórdia! Glória, ó Verbo, à Tua indizível condescendência!
Kondákion da Circuncisão de Jesus Cristo (3º Tom)
Ὁ τῶν ὅλων Κύριος, Περιτομὴν ὑπομένει, καί βροτῶν τὰ πταίσματα, ὡς ἀγαθὸς περιτέμνει· δίδωσι, τὴν σωτηρίαν σήμερον κόσμῳ· χαίρει δὲ, ἐν τοῖς ὑψίστοις καὶ ὁ τοῦ Κτίστου, Ἱεράρχης καί φωσφόρος, ὁ θεῖος μύστης Χριστοῦ Βασίλειος.
O Senhor de todos submeteu-Se à circuncisão. Ele que é bom, apaga as faltas dos mortais E dá hoje a Salvação ao mundo. No mais alto dos Céus rejubila também o Pontífice do Criador, Basílio, o Iluminador e o iniciado nos divinos mistérios de Cristo.
Tropário de São Basílio, o Grande (1º Tom)
Άγιος Βασίλειος ο Μέγας
Εἰς πᾶσαν τὴν γὴν ἐξῆλθεν ὁ φθόγγος σου, ὡς δεξαμένην τὸν λόγον σου, δι' οὗ θεοπρεπῶς ἐδογμάτισας, τὴν φύσιν τῶν ὄντων ἐτράνωσας, τὰ τῶν ἀνθρώπων ἤθη κατεκόσμησας, Βασίλειον Ἱεράτευμα, Πάτερ Ὅσιε, Χριστὸν τὸν Θεὸν ἱκέτευε, δωρήσασθαι ἡμῖν τὸ μέγα ἔλεος.
A tua celebridade espalhou-se por toda a terra onde chegou o eco da tua voz. Tu que, pela palavra, ensinaste a doutrina divina, iluminaste a natureza dos seres, ordenaste os costumes dos homens, suplica a Cristo nosso Deus, Sacerdócio Real, Pai venerável Basílio, que salve as nossas almas.

Kondákion de São Basílio, o Grande (4º Tom)
Ὤφθης βάσις ἄσειστος τῇ Ἐκκλησίᾳ, νέμων πᾶσιν ἄσυλον, τήν κυριότητα βροτοῖς, ἐπισφραγίζων σοῖς δόγμασιν, Οὐρανοφάντορ Βασίλειε ὅσιε.
Foste um sustentáculo firme para a Igreja e fizeste de teu poder um abrigo para todos nós, confirmando-nos por teus ensinamentos, ó justo Basílio, esclarecedor dos mistérios celestes.
EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS COLOSSENSES
Cautela contra erros
(Col. 2, 8-12)
Irmãos, cuidai de que ninguém vos leve novamente à escravidão com filosofias falazes e vãs, fundadas em tradições humanas e não em Cristo. Pois nele habita toda a plenitude da divindade em forma corporal. Nele tendes tudo plenamente. Ele é a cabeça de todo principado e potestade. Nele fostes circuncidados com uma circuncisão não feita por mãos de homens, mas com a circuncisão de Cristo, que consiste no despojamento da natureza carnal. Com ele fostes sepultados no batismo e nele fostes também ressuscitados pela fé no poder de Deus que o ressuscitou dos mortos.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Circuncisão do Senhor | Jesus na Casa do Pai Celeste
(Lc. 2, 20-21, 40-52)
Naquele tempo, os pastores voltaram glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora dito. Completados os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, como o anjo o havia chamado, antes de ser concebido no ventre materno. 
   E o menino crescia e se fortalecia, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele. Todos os anos, na festa da Páscoa, seus pais iam a Jerusalém. Quando ele completou doze anos, subiram a Jerusalém segundo o costume da festa. Acabados os dias de festa, quando voltaram, o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que os pais o percebessem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia e o procuraram entre os parentes e conhecidos. Não o achando, voltaram a Jerusalém à procura dele. Três dias depois o encontraram no Templo sentado no meio dos doutores, ouvindo e fazendo perguntas. Todos que o escutavam maravilhavam-se de sua inteligência e de suas respostas. Quando o viram, ficaram admirados e sua mãe lhe disse: “Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu, aflitos, te procurávamos”. Ele respondeu-lhes : “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa do meu Pai?” Eles não entenderam o que lhes dizia. Depois desceu com eles e foi para Nazaré, e lhes era submisso. Sua mãe conservava a lembrança de tudo isso no coração. E Jesus crescia em sabedoria, idade e graça diante de Deus e das pessoas.
__________________
Jo. 10, 1-9:
  1. Cap. 10, VV. 1-5. Esta parábola é tirada dos costumes pastoris palestinenses: durante a noite os pastores de vários rebanhos colocavam-nos em uma só mangueira, ficando um deles de guarda. Pela manhã, cada pastor, da porteira, emitia seu grito de chamada ao qual atendiam só suas ovelhas ovelhas. Os que tentavam entrar saltando o muro da mangueira, evidentemente não eram pastores, mas ladrões.
  2. V. 8. [Todos que vieram antes de mim]: Alusão aos falsos messias, como Judas Galileu (6 a.C), Teudas, etc.   
Col. 2, 8-12:
  1. Cap. 2, V. 9-15: Aduz S. Paulo três pontos contra os falsos mestres: 1º) Cristo é superior aos anjos porque a natureza divina se encarnou Nele (vv. 9-10); por Ele e não pelos anjos é que nos fazemos "partícipes da natureza divina" (2Pdr. 1, 4); 2º) Nossos pecados foram perdoados não por intermédio dos anjos, mas sim ao recebermos no batismo uma circuncisão espiritual (vv. 11-13); 3º) Por Sua morte Cristo pôs fim ao reinado do Mal (vv. 14-15).   
Lc. 2, 20-21, 40-52:
  1. Cap. 2, V. 21: cf. Gen. 17, 10-13: "Esta é a minha aliança que devereis observar entre mim e vós e tua descendência futura: circuncidai todos os homens de vosso meio. Circuncidareis a carne do prepúcio: esse será o sinal da aliança entre mim e vós. No oitavo dia do nascimento serão circuncidados todos os meninos, de cada geração, mesmo os filhos dos escravos nascidos em casa ou comprados de algum estrangeiro, não pertencentes a tua raça. Seja circuncidado tanto o escravo nascido em casa como o comprado a dinheiro. Assim trareis em vossa carne o sinal de minha aliança para sempre."
  2. VV. 41-42. O israelita aos doze anos se tornava "filho da Lei", i.e., obrigado a observá-la, mas em geral já antes dessa idade começava a cumpri-la. Não diz o Ev. que esta fosse a primeira vez. "Segundo o costume": i.e., segundo a Lei (cf. Ex. 23, 14-17; Dt. 16, 16).
  3. V. 49. "na casa do meu Pai": Jesus chama a atenção para sua origem divina e independência dos laços terrenos em sua missão, mas nem mesmo maria compreendeu então o alcance destas palavras. 
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, pp. 50-51; 87 e 180.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 1-jan-2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário