07 dezembro 2013

Concepção da Mãe de Deus (09/12/2013)

Segunda-feira, 9 de dezembro
CONCEPÇÃO DA MÃE DE DEUS
Ἡ Σύλληψις τῆς Ἁγίας Ἄννης, Μητρός τῆς Ὑπεραγίας Θεοτόκου.
(LITURGIA: Gl. 4, 22-27 e Lc. 8, 16-21)*
De acordo com a antiga tradição da Igreja, como Santa Ana, avó de Cristo, era estéril, ela e seu marido Joaquim não tiveram nenhum filho até a velhice.
   Aflitos por causa da esterilidade, Joaquim e Ana rogaram a Deus a fertilidade e a geração de um filho, prometendo oferecê-lo a Deus como um presente, se Ele lhes concedesse essa graça.  
   Atendendo a suas súplicas, Deus lhes enviou um anjo para dar-lhes a notícia da concepção da Virgem. E assim, pela promessa dada a Deus, Santa Ana concebeu a Virgem em seu ventre de acordo com as leis da natureza, e foi considerada digna de se tornar a mãe da Mãe de nosso Senhor.



Tom da semana: 7º Tom / Grave
† DIVINA LITURGIA
Tropário da Concepção da Mãe de Deus (4º Tom)
Σήμερον τής ατεκνίας δεσμά διαλύονται, τού Ιωακείμ γάρ καί τής Άννης εισακούων Θεός, παρ' ελπίδα τεκείν αυτούς σαφώς, υπισχνείται θεόπαιδα, εξ ής αυτός ετέχθη ο απερίγραπτος, βροτός γεγονώς, δι' Αγγέλου κελεύσας βοήσαι αυτή, Χαίρε Κεχαριτωμένη, ο Κύριος μετά σού.
Hoje se desatam os laços da esterilidade, pois Deus ouve as preces de Joaquim e Ana e lhes promete claramente que, contra toda esperança, darão à luz a filha de Deus, da qual Ele próprio, ao se fazer homem nasceu, ordenando ao Anjo saudá-la: “Salve, cheia de graça, o Senhor á contigo!”

EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS
Agar e sara: Escravidão e Liberdade
(Gl. 4, 22-27)
Irmãos, a Escritura diz que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. Mas o da escrava nasceu segundo a carne e o da livre em virtude da promessa. Nestes fatos há uma alegoria. Estas duas mulheres representam as duas alianças: uma, que procede do monte Sinai, gera para a servidão. Esta é Agar. O monte Sinai se encontra na Arábia e corresponde à Jerusalém atual, que é escrava com seus filhos. Ora, a Jerusalém do alto é livre, essa é nossa mãe. Pois está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz, põe-te a gritar, tu que não conheces as dores do parto, porque mais numerosos serão os filhos da abandonada do que os da que tem marido.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Parentes de Jesus
(Lc. 8, 16-21)
Santa Ana e a Virgem Maria 
Disse o Senhor: "ninguém acende uma lâmpada e a cobre com uma vasilha, nem a põe debaixo da cama. Ao contrário, coloca-a num candelabro para que os que entram vejam a luz. Pois nada há oculto que não venha a ser descoberto, nem segredo que não chegue a se conhecer claramente. Vede, pois, como é que ouvis! Porque a quem tem será dado; e de quem não tem, até mesmo o que pensa ter será tirado”. 
   Vieram ter com ele sua mãe e seus irmãos mas não conseguiram aproximar-se por causa da multidão. Então alguém lhe comunicou: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e desejam ver-te”. Mas ele lhes disse: “Minha mãe e meus irmãos são os que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.





__________________
Lc. 8, 16-21
  1. Cap. 8, V. 21. O parentesco espiritual com Jesus vale mais que o carnal. Maria, porém, participou deste parentesco espiritual com mais perfeição do que qualquer outra criatura.
    Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
    Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 57.

    * Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 9-dez-2013. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário