27 dezembro 2013

Domingo após o Natal (29/12/2013)

DOMINGO APÓS A NATIVIDADE DE CRISTO
Santos Familiares do Senhor: José, Tiago e Davi
Santos Inocentes de Belém 
(MATINAS: Lc. 24, 13-35 | LITURGIA: Gl1, 11-19 e Mt. 2, 13-23)*
Os 14 mil Santos Inocentes de Belém
Quando os Sábios do Oriente não voltaram a Jerusalém, para informar a Herodes sobre o Rei recém-nascido, regressando à sua terra natal por outro caminho, conforme o anjo lhes aconselhara em sonho, Herodes foi tomado pela fúria e ordenou que todas as crianças com menos de dois anos idade em Belém e arredores fossem mortas.
Essa aterrorizante ordem do rei foi cumprida literalmente por seus soldados. 14 mil crianças massacradas, e os amargos gritos, lamentos e choros das mães subiram ao céu: “É Raquel que chora seus filhos” (Jer. 31, 15; Mt. 2, 18), como havia sido profetizado.

Essa atrocidade contra as milhares de crianças inocentes foi cometida um ano após o nascimento de Cristo, no momento em que Herodes tentava encontrar a Criança Divina. Herodes havia perguntado a Zacarias sobre seu filho João, para que pudesse matá-lo, já que ele pensava que João seria o novo rei. Como Zacarias não lhe entregou João, ele foi morto no templo, por ordem de Herodes (Mt. 23, 35; Lc. 11, 51). O justo e piedoso Simeão, que recebeu Cristo no templo, também teria sido assassinado logo após a apresentação de Jesus no templo (Lc. 2, 25-35).
Depois de assassinar as crianças de Belém, Herodes voltou-se contra os anciãos judeus que lhe revelaram onde o Messias nasceria. Herodes ordenou então a execução de Hircano, o Sumo Sacerdote, e também dos setenta anciãos do Sinédrio. Enfim, o próprio mal recaiu sobre aqueles que concordaram com Herodes que a novo Menino-Rei deveria ser morto. Depois disso, Herodes matou seu irmão, sua irmã, sua esposa e seus três filhos.   
Por fim, o castigo de Deus veio a ele: Herodes foi acometido de muitos males e sua saúde padeceu profundamente. Antes de seu último suspiro, Herodes foi incapaz de se redimir perante Deus, e ainda determinou que centenas de judeus que se encontravam cativos na prisão, fossem mortos para que eles não se alegrassem com a sua morte. Assim, morreu este terrível governante que entregou sua alma desumana ao mal.
St. Nikolaj Velimirović, Bispo de Ohrid.
(1881 – 1956)

Boletim n. 50, 29.12.2013: 
Domingo após a Natividade (Download)

PENSAMENTO
 São Teófano, o recluso | Όσιος Θεοφάνης ο Έγκλειστος (1815 – 1894)
"Que sucesso se pode esperar quando não existe um zelo entusiástico pelo agradar Deus de maneira Cristã? Se surge algo que não dê trabalho, está-se pronto para fazê-lo; mas assim que um pequeno trabalho extra é exigido, ou então algum tipo de auto-sacrifício, imediatamente recusa-se, porque se é incapaz de fazê-lo. Portanto, não existe nada em que se possa confiar naquilo que move alguém para bons atos: a autocomiseração minará todas as fundações. E se qualquer outro motivo, além do já mencionado, surgir como causa dos bons atos, ele tornará esses atos, malignos."

The path to salvation. St.Herman press, 1997.
Tom da semana: 2º Tom
(Ἦχος β΄ – Ἑωθινόν Ε΄)
† MATINAS
5º Eothinon (ωθινόν Ε΄)
EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS
Aparição aos discípulos de Emaús
(Lc. 24: 12-35)
Naquele tempo, Pedro se levantou e correu ao túmulo. Inclinando-se para olhar, só viu os lençóis e voltou para casa admirado do que tinha ocorrido.
Nesse mesmo dia, dois dos discípulos estavam a caminho de um povoado, chamado Emaús, distante uns doze quilômetros de Jerusalém. Eles conversavam sobre todos estes acontecimentos. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e pôs-se a acompanhá-los. Seus olhos, porém, estavam como que vendados e não o reconheceram. Perguntou-lhes então: “Que conversa é essa que tendes entre vós pelo caminho?” Tristes eles pararam. Tomando a palavra um deles, de nome Cléofas, respondeu: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que ainda não sabe o que aconteceu lá nestes dias?” Ele perguntou: “O que foi?” Eles disseram: “A respeito de Jesus de Nazaré que tornou-se um profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse ele quem iria libertar Israel. Agora, porém, além de tudo, já passaram três dias desde que essas coisas aconteceram. É verdade que algumas de nossas mulheres nos assustaram. Elas tinham ido de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo. Voltaram dizendo que tinham tido uma aparição de anjos e que estes afirmaram estar ele vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo, acharam tudo como as mulheres tinham dito; mas não o viram”.
E Jesus lhes disse: “Ó homens sem inteligência e de coração lento para crer o que os Profetas falaram. Não era necessário que o Cristo sofresse tudo isso para entrar na sua glória?” E, começando por Moisés e por todos os Profetas, foi explicando tudo que a ele se referia em todas as Escrituras. Quando se aproximaram do povoado para onde iam, Jesus fez menção de seguir adiante. Mas eles o obrigaram a parar: “Fica conosco, pois é tarde e o dia já está terminando”. Ele entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, enquanto estava com eles à mesa, tomou o pão, rezou a bênção, partiu-o e lhes deu. Então, abriram-se os olhos deles e o reconheceram, mas ele desapareceu. Disseram então um para o outro: “Não nos ardia o coração quando pelo caminho nos falava e explicava as Escrituras?” Na mesma hora se levantaram e voltaram para Jerusalém. Lá encontraram reunidos os Onze e seus companheiros, que lhes disseram: “O Senhor ressuscitou de verdade e apareceu a Simão”. Eles também começaram a contar o que tinha acontecido no caminho e como o reconheceram ao partir o pão.
† DIVINA LITURGIA
Tropário de São José (2º Tom) **
Εὐαγγελίζου Ἰωσήφ, τῷ Δαυῒδ τὰ θαύματα τῷ Θεοπάτορι· Παρθένον εἶδες κυοφορήσασαν, μετὰ Mάγων προσεκύνησας, μετὰ Ποιμένων ἐδοξολόγησας, δι' Ἀγγέλου χρηματισθείς. Ἱκέτευε Χριστὸν τὸν Θεόν, σωθῆναι τὰς ψυχὰς ἡμῶν.
Anuncia, José, a Boa-nova a Davi, antepassado do Senhor: Tu viste a Virgem dar à luz, tu glorificaste com os Pastores, tu adoraste com os Magos, tu foste advertido, em sonhos, pelo Anjo. Roga a Cristo, nosso Deus, que salve as nossas almas.

Tropário dos Santos Inocentes de Belém, 29/12  (1º Tom)
Cerca de 14.000 meninos decapitados por Herodes
Τὰς ἀλγηδόνας τῶν Ἁγίων, ἃς ὑπὲρ σοῦ ἔπαθον, δυσωπήθητι, Κύριε, καὶ πάσας ἡμῶν τὰς ὀδύνας, ἴασαι φιλάνθρωπε, δεόμεθα.
Nós Te suplicamos Senhor e Amigo da humanidade, pelos sofrimentos que os Teus Santos Inocentes de Belém suportaram por Ti, que cures também todos os nossos sofrimentos.
Tropário da Natividade (4º Tom)
Ἡ γέννησίς σου Χριστὲ ὁ Θεὸς ἡμῶν, ἀνέτειλε τῶ κόσμω, τὸ φῶς τὸ τῆς γνώσεως, ἐν αὐτῇ γὰρ οἱ τοὶς ἄστροις λατρεύοντες, ὑπὸ ἀστέρος ἐδιδάσκοντο, σὲ προσκυνεῖν, τὸν Ἥλιον τῆς δικαιοσύνης, καὶ σὲ γινώσκειν ἐξ ὕψους ἀνατολήν, Κύριε δόξα σοί.
O teu nascimento, ó Cristo nosso Deus, fez nascer para o mundo a luz da ciência. Por ele, na verdade, os adoradores das estrelas aprenderam de uma estrela a adorar-te, ó Sol da Justiça, e a conhecer-te, ó Sol Nascente do alto. Ó Senhor, glória a ti!
Kontákion da Natividade (3º Tom)
Ἡ Παρθένος σήμερον, τὸν ὑπερούσιον τίκτει, καὶ ἡ γῆ τὸ Σπήλαιον, τῶ ἀπροσίτω προσάγει. Ἄγγελοι μετὰ Ποιμένων δοξολογοῦσι. Μάγοι δὲ μετὰ ἀστέρος ὁδοιποροῦσι. δι' ἡμᾶς γὰρ ἐγεννήθη, Παιδίον νέον, ὁ πρὸ αἰώνων Θεός.
Hoje a Virgem dá à luz o Eterno e a terra é uma gruta ao Inacessível. Os Anjos e os Pastores louvam-No e os Magos com a estrela avançam. Tu nasceste para nós, ó Menino, Deus antes de todo tempo.



EPÍSTOLA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS
Não de homens, mas de Deus recebeu Paulo o Evangelho
(Gl. 1, 11-19)
Familiares do Senhor: Tiago, José e Davi.
Irmãos, asseguro-vos que o Evangelho pregado por mim não tem nada de humano. Não o recebi nem aprendi de homem algum mas através de uma revelação de Jesus Cristo. Certamente ouvistes falar como outrora vivia eu no judaísmo. Perseguia ferrenhamente a Igreja de Deus e procurava exterminá-la. E no zelo pelo judaísmo ultrapassava muitos dos companheiros de idade da minha nação, mostrando-me extremamente zeloso das tradições paternas. Mas, quando aprouve àquele que me reservou desde o seio de minha mãe e me chamou por sua graça, para revelar seu Filho em minha pessoa, a fim de que o tornasse conhecido entre os pagãos, imediatamente parti para a Arábia, sem recorrer a nenhum conselho humano, sem ir a Jerusalém ver os que, antes de mim, eram apóstolos. Da Arábia voltei a Damasco. Três anos depois, subi a Jerusalém para conhecer Cefas (Pedro) e fiquei com ele quinze dias. Dos outros apóstolos não vi mais nenhum, mas somente Tiago, irmão do Senhor.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Fuga para o Egito e volta para Nazaré
(Mt. 2, 13-23)
São José e o Menino Jesus
Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, pois Herodes vai procurar o menino para o matar”. 
   José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e partiu de noite para o Egito. E ali ficou até a morte de Herodes, a fim de que se cumprisse o que o Senhor falou pelo Profeta: Do Egito chamei meu filho. 
   Quando Herodes viu que tinha sido enganado pelos magos, ficou furioso e mandou matar em Belém e arredores todos os meninos de dois anos para baixo, segundo a data que tinha averiguado com os magos. Cumpriu-se assim o que foi dito pelo profeta Jeremias: Ouviu-se uma voz em Ramá, muito choro e gemido: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque já não existem. 
   Quando Herodes morreu, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e volta para a terra de Israel, pois já morreram os que procuravam matar o menino”. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. Mas, tendo ouvido que Arquelau reinava na Judeia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Avisado em sonho, retirou-se para a região da Galileia. Foi morar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos Profetas: Será chamado nazareno.
Hino da Comunhão da Natividade de Cristo (1º Tom)
Ο Κοινωνικός Ύμνος των Χριστουγέννων
(Sl. 110, 8-10) (*111, 9-10)
Λύτρωσιν ἀπέστειλε Κύριος 
τῷ λαῷ αὐτοῦ· Ἀλληλούϊα. 
Στίχ. α΄: ἐνετείλατο εἰς τὸν αἰῶνα διαθήκην αὐτοῦ· ἅγιον καὶ 
φοβερὸν τὸ ὄνομα αὐτοῦ.
Στίχ. β΄: ἀρχὴ σοφίας φόβος 
Κυρίου, σύνεσις δὲ ἀγαθὴ πᾶσι 
τοῖς ποιοῦσιν αὐτήν. 
Στίχ. γ΄: ἡ αἴνεσις αὐτοῦ μένει εἰς τὸν αἰῶνα τοῦ αἰῶνος.
O Senhor enviou a seu povo 
a redenção. Aleluia. 
Verso 1: Ele ratificou para sempre sua aliança. Seu nome é santo e temível.
Verso 2: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, critério seguro 
em todas as ações. 
Verso 3: Seu louvor permanece 
para sempre.

__________________
Lc. 24, 12-35:
  1. Cap. 24, V. 18"Cléofas": não é o marido de Maria, mãe de Tiago, cf. Jo. 19, 25como pensam alguns .
  2.  V. 30: "Tomou o pão": como na multiplicação dos pães e em outras ocasiões, abençoou Jesus o pão e partiu-o. Recordaram-se então os dois desse gesto familiar e O reconheceram. Provavelmente não houve consagração.
Mt. 2, 13-23:
  1. Cap. 2, VV. 13-15: "Foge para o Egito": bem cedo recebeu Jesus em sua vida as perseguições! Cumpriu-se então a palavra de Os. 11, 1.
  2. V. 15: "A morte de Herodes": ocorreu no ano 750 U.C. (de Roma), pouco antes da Páscoa (março-abril).
  3. V. 16: A cruel matança dos inocentes condiz com a índole sanguinária de Herodes que não hesitou em matar amigos e parentes, inclusive filhos e a esposa.
  4. VV. 17-18cf. Jer. 31, 15.
  5. V. 23"Nazaré... Nazareno": S. Mateus só citou esta cidade (o mesmo se diga de Belém) por causa de sua relação com a palavra de algum profeta, provavelmente Isaías (11, 1).     
Mons. José Castro PintoNotas in: Bíblia Sagrada,
Novo Testamento. Barsa: 1967, p. 2, 76.

* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 29-dez-2013. 
** No domingo que cai no dia 26 de dezembro ou imediatamente após, a Igreja comemora os Santos Familiares do Senhor: São José, noivo da Virgem; Tiago, o irmão de Jesus; e David, o Profeta e Rei. Quando não há domingo nesse período, celebramos esta comemoração no dia 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário