13 outubro 2016

«11º Domingo de Mateus»




PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
                   _____________________________________________________________________
Brasília, 04 de setembro de 2016.
                                     __________________________________________________________________________________________________________________________________________

«11º Domingo de Mateus»

(11º depois de Pentecostes – Modo 2)

Memória São Bábilas, mártir, bispo de Antioquia († 250).



MATINAS

Apolitikion (Tropário) – Modo 2 - (2º tom):
Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo,

Quando desceste até à morte, tu que és a Vida Imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a ti!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Ó Mãe de Deus, Teu mistério é glorioso, Teu mistério está acima de todo entendimento, Tua pureza permanece selada e Tua virgindade intacta, Tu que Te fizeste conhecer como verdadeira Mãe, tendo dado à luz ao verdadeiro Deus. Intercedei por nós a Deus para salvar nossas almas.

Katisma – Modo 1 - (1º tom):
1ª Katisma:
O virtuoso José, havendo baixado teu Puríssimo Corpo do Madeiro, o envolveu em um sudário limpo, o embalsamou com aromas e o colocou em um sepulcro novo; porém Tu Ressuscitaste ao terceiro dia, oh Senhor, outorgando ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.

O anjo se apresentou no sepulcro dizendo: “A mirra é para os mortos, mas Cristo se manifestou alheio a corrupção, proclamando: “O Senhor há ressuscitado dando ao mundo a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Oh Virgem, gloriosíssima Mãe de Deus, Te louvamos, porque com a Cruz de teu Filho, o Hades foi vencido, a morte, morta; e nós fomos ressuscitado depois de estar mortos, chegado a ser dignos da vida e conseguindo a antiga felicidade do Paraíso, Agradecidos, louvemos a Cristo que é nosso Deus glorioso e Único esplendor da misericórdia.

2ª Katisma:
Senhor, Tu não impediste que a pedra do sepulcro fosse selada; e, quando ressuscitaste, deste a todos a pedra da Fé. Glória a ti!
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espirito Santo.

Todos os Discípulos e as Mirróforas se alegram; e nós com eles, celebramos uma grande festa em honra da tua Santa Ressureição; e clamamos a Ti: Oh Senhor, Amante da humanidade, concede a teu povo, por sua intercessão a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Virgem Mãe de Deus, tu que superas todas as bênçãos, porque, quem de Ti se encarnou, deixou o sepulcro vazio, e ao chamar novamente a Adão, a maldição caiu anulada. Eva foi liberada, a morte foi morta e nós livre da morte, por isso louvamos exclamando: Bendito és tu, oh Cristo Deus nosso; Tu que assim o quiseste, glória a Ti.

Ypakoí – Modo 2 - (2º tom):
Obediência:
Depois da Paixão, as mulheres foram ao sepulcro para embalsamar Teu Corpo, oh Cristo Deus, e se maravilharam ao ver anjos lá na tumba e ao escutar deles uma voz que dizia: O Senhor ressuscitou dando ao mundo a grande misericórdia.

Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Salvador, olhando com os olhos do meu coração em direção ao céu, rogo, salva-me com Tua Luz.

Oh Cristo, tenha piedade a cada instante de nós os pecadores e dá-nos antes do final, os meios para o arrependimento.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

O domínio da criação, sua Santidade, seu movimento, são para o Espírito Santo, porque é Deus, igual em essência, ao Pai e ao Verbo.

2ª Antífona:
Se o Senhor não estivesse conosco, quem seria capaz de estar a salvo do inimigo assassino do homem?

Oh Salvador, meus inimigos rugem como o leão, não me exponhas, a mim, teu servo, a seus dentes.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

O Espírito Santo é a essência da vida e a dignidade, porque como Deus sustenta a toda criação e a protege com o Pai e o Filho.

3ª Antífona:
Os que puseram sua esperança em Deus são como a Santa Montanha, jamais a movem os ataques do inimigo.

Os que vivem divinamente, não estendem suas mãos ao mal, porque Cristo Deus não se dá aos desobedientes.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

O Espírito Santo é a fonte de toda sabedoria, porque dele é a graça para os Apóstolos, os Mártires se coroam na luta e os Profetas veem com antecipado conhecimento.

Prokimenon:
Desperta, Deus meu, Tu que o juízo convocas. Que te rodeie a assembleia das nações. (2 vezes).

Stichos:
Senhor meu e Deus, em Ti está meu apoio.
Desperta, Deus meu, Tu que o juízo convocas. Que te rodeie a assembleia das nações.

Kondakion – Modo 2 - (2º tom):
Senhor, todo poderoso, ressuscitaste do túmulo. O inferno diante deste milagre tremeu e os mortos se levantaram. Contigo a criação se rejubila, Adão também exulta e o mundo, Ó meu salvador, canta a Ti, sem fim.

Ikós:
Tu és a luz dos que estão cobertos de trevas, Tu és a ressurreição de todos e a vida dos mortais. Ó Salvador, ressuscitaste contigo os fiéis, saqueaste o império da morte.
 
Ó verbo, quebraste as portas do inferno. Os mortais diante desta maravilha, ficaram maravilhados e toda a criação se rejubilou pela Tua ressurreição ó amigos dos homens. Todos nós glorificamos e celebramos Tua humilhação, e, o mundo, ó meu Salvador, canta a Ti sem cessar.

Evangelho:                                                                                       Jo 11,14-25
Evangelho de Nosso Senhor Jesus † Cristo, segundo o Evangelista São João:

Naquele tempo, pela terceira vez Jesus se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos. Depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras. E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

Exapostilário – 11º:
Após a ressurreição o Senhor perguntou a Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais que estas”? Ao responder afirmativamente disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas”. Voltando-se Pedro viu que o seguia aqueles discípulos que Jesus amava; e Pedro perguntou a Jesus: “Senhor e este”? “Respondeu-lhe o mestre, Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu”.

Theotokion – 11º:
Ó mistério maravilhoso! A morte desapareceu total pela força do teu reino, quem é que não Te louva? Quem se ajoelha diante de Tua ressureição? Ó verbo; idênticos louvores merece a Tua Mãe, pois por ela foste nascido na maior pureza.

Laudes - Modo 2 - (2º tom):
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Toda a criação te louva, Senhor em cada alento, porque com tua crucifixão vivificadora, acabaste com a morte para mostrar aos povos tua ressurreição dentre os mortos, porque és o único amante da humanidade.

2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Respondam, judeus, como perderam os guardas ao Rei que vigiavam? Como a pedra não pode reter a Roca da vida? Prosternem-se com todos nós ante o ressuscitado exclamando: “Glória a tua esplêndida misericórdia, oh Salvador nosso, glória a Ti”

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Alegrem-se, povos, exultem, porque o Anjo se sentou sobre a pedra do sepulcro, evangelizando-nos e dizendo: “Cristo é o Salvador do mundo”, ressuscitou dentre os mortos, enchendo a todos do aroma da ressurreição. Alegrem-se povos e exultem!

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Senhor Deus, ante de Tua concepção, um anho a saldou chamando-a de Cheia de Graça, e agora outro anjo rolou a pedra de teu glorioso sepulcro no momento de Tua ressurreição; o primeiro anunciou os sinais da alegria em lugar da tristeza, o segundo nos anunciou o Senhor Doador da vida. Por isso clamamos a Ti: Oh bondoso Senhor, glória a Ti!
 
5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
As mulheres espargiram a mirra sobre Teu sepulcro junto com lágrimas e seus lábios se encheram de alegria ao dizer: Cristo ressuscitou!

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Que os povos e as nações louvem a Cristo nosso Deus, que suportou por nós voluntariamente a crucifixão e permaneceu três dias ao Hades. Que se prosterne ante sua ressurreição, todos, porque com ela se iluminou todos os continentes do mundo.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Oh Cristo, foste crucificado e sepultado como quiseste, aniquilaste a morte como Deus e Senhor, dando ao mundo a vida eterna e a grande misericórdia.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Oh transgressores da Lei, quando selaram a pedra e engrandeceram o milagre, o qual foi conhecido dos guardas, pelos que os subornaram com dinheiro no mesmo dia da ressurreição para que dissessem: “Os Discípulos vieram e roubaram o corpo quando estávamos dormindo. Quem rouba a um morto desnudo”. Em verdade ressuscitou com seu poder por ser Deus deixando os lençóis no sepulcro. Vinde judeus, a ver a quem pisoteou a morte e, sem romper os selos, ressuscitou dando ao gênero humano a vida eterna e a grande misericórdia.

Eothinon – 11º:
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ó Salvador quando apareceste ao teu sepulcro, após a ressureição, concedeste a Simão a missão de pastorear as Tuas ovelhas, renovando a virtude de caridade, dizendo-lhe: “Pedro se Tu és meu amigo, apascenta, pois, meus cordeiros e ovelhas”, e ele viu também o seguia outro discípulo, mostrando seu excessivo amor. Pela Tua ressurreição, Ó Cristo, guarda Teu rebanho dos corruptos.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Apolitikion (Tropário):
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.

Extraído do site ecclesia.com.br
Divina Liturgia
Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Apolitikion (Tropário) da Ressurreição - Modo 2 - (2º tom):
Quando desceste até a morte, Tu que És a vida imortal, então destruíste o inferno com o resplendor da Tua divindade. E quando ressuscitaste os mortos do fundo da terra, todas as potestades celestes exclamaram: Cristo Deus, fator da vida, glória a Ti.

Kondakion – Modo 2 – (2º tom):
Glória ao Pai †, ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu te levantaste da tumba, ó Salvador onipotente, e o inferno, vendo esta maravilha, estremeceu de medo, e os mortos ressuscitaram de seus túmulos. Adão e toda a Criação se alegram contigo, e o mundo, ó Salvador meu, te louva para sempre.

Theotokion – Modo 2 – (2º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Teus méritos são glorificados acima de toda a razão, ó Mãe de Deus, na pureza selada, preservaste a tua virgindade, verdadeiramente mãe, és reconhecida que deste à luz o verdadeiro Deus roga a Ele que salve as nossas almas!

Hino à Mãe de Deus:
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokimenon:
O Senhor é minha força e meu vigor Ele foi a minha salvação.
O Senhor severamente me castigou, mas não me entregou à morte.
 
Epístola:                                                                                1Cor 9, 2-12
Leitura da Primeira Epístola do Apostolo São Paulo aos Coríntios:

Irmãos, se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. Esta é minha defesa para com os que me condenam. Não temos nós direito de comer e beber? Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado? Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois? Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

O Senhor te responda no dia do Perigo (Sl 21).
Aleluia, aleluia, aleluia!

Salva Senhor o teu povo e abençoa a tua herança (Sl 28, 9).
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho:                                                                           Mt 18, 23-35
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, o Senhor disse esta parábola: «O Reino dos Céus é, portanto, como um rei que resolveu ajustar contas com seus servos. Quando começou o ajuste, trouxeram-lhe um que lhe devia uma fortuna inimaginável. Como o servo não tivesse com que pagar, o senhor mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher, os filhos e tudo o que possuía, para pagar a dívida. O servo, porém, prostrou-se diante dele pedindo: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo'. Diante disso, o senhor teve compaixão, soltou o servo e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali aquele servo encontrou um dos seus companheiros que lhe devia uma quantia irrisória. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. O companheiro, caindo-lhe aos pés, suplicava: 'Tem paciência comigo, e eu te pagarei'. Mas o servo não quis saber. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que estava devendo. Quando viram o que havia acontecido, os outros servos ficaram muito sentidos, procuraram o senhor e lhe contaram tudo. Então o senhor mandou chamar aquele servo e lhe disse: 'Servo malvado, eu te perdoei toda a tua dívida, porque me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' O senhor se irritou e mandou entregar aquele servo para ser castigado, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.

Kinonikón:
Louvai o Senhor nos Céus, louvai-O nas alturas.
Aleluia, aleluia, aleluia!
 Extraído do site ecclesia.com.br

SINAXE

Pe. Paulo A. Tamanini

«Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores»

A atitude daquele que obteve misericórdia de Deus por causa das grandes dívidas, mas que não soube retribuí-la àquele que lhe devia pouco, a princípio, pode causar em nosso interior indignação e tristeza ante tamanha injustiça ou incoerência. No entanto, não estamos tão imunes ou tão distantes de repetirmos semelhantes disparates. De fato, o primeiro sentimento nosso é o de estranheza. Mas, tal estranheza vai dando lugar à semelhança e, não poucas vezes, à identificação. Não somos tão coerentes assim, não somos tão cristãos assim, como as vezes pensamos ser. E, é nestes momentos de identificação, que precisamos nos soerguer e caminhar.

O Evangelho narrado por Mateus, no capitulo 18, nos traz a tão conhecida pergunta feita a Jesus por Pedro: “Senhor, quantas vezes devemos perdoar?”. A resposta que Jesus lhe dá, da mesma forma, nos é familiar, pois repetidas vezes, ouvimo-la. A resposta de Jesus, é, então acompanhada pela narrativa que é conteúdo e objeto de reflexão deste XI Domingo de Mateus.

Jesus, como pedagogo e Mestre, responde a Pedro que devemos perdoar não somente sete vezes, mas setenta vezes sete. Ele complementa e elucida a resposta com esta parábola, inteligentemente construída do ponto de vista ilustrativo, densamente catequético, do ponto de vista da coerência humana e profundamente teológico, pois ensina que os seguidores de Cristo devem imitá-lo, exercitando o perdão e a misericórdia.

A coerência exige coesão entre o falar e o fazer; exige lógica entre o agir e a fé que dizemos abraçar e professar. E, nem sempre a observamos: todas as vezes que rezamos a Oração do Pai-nosso, pedimos para que Deus perdoe nossos erros, na mesma medida que perdoamos aqueles que nos ofendem com suas fraquezas, insultos, mentiras, injustiças etc. Nossa sorte reside no fato de Deus, ao escutar nossa oração, ser movido mais pela misericórdia do que pelo rigor em cumprir aquilo que ouve de nossa boca.


Nesta parábola, identificamos dois sujeitos distintos: aquele que perdoa e o que é perdoado. Facilmente ligamos a pessoa do “rei” que perdoa a Deus e a pessoa do servo que é perdoado, a todos nós. Conceder o perdão é um ato e um atributo divino. Ser perdoado é uma realidade inerente à natureza humana. Quem perdoa se mostra semelhante e se identifica com Deus.

"Não podemos conhecer a Deus segundo sua grandeza, mas podemos conhecê-Lo segundo seu amor e sua misericórdia. O amor é identificado pela gratuita filiação e a misericórdia revela-se pelo ininterrupto perdão que nos é oferecido a cada queda".
Santo Ireneu.

Quem é perdoado resgata a pureza e a essência de criatura que é. Aquele que primeiramente foi perdoado, não soube dar o perdão ao outro que também necessitava. Ele soube ser totalmente humano ao reivindicar o perdão de suas dívidas, mas não soube ser nada divino ao negar o mesmo perdão que lhe foi pedido por seu semelhante.

"Os homens exercem a misericórdia na medida que podem. Em troca recebem-na de Deus de maneira copiosa. Pois não há comparação entre a misericórdia humana e divina. Entre elas há uma grande distância".
São João Crisóstomo.

São Mateus usa esta analogia para nos ensinar que Deus sempre está pronto a nos conceder o perdão. Enfatiza, por outro lado, que o que é perdoado deve também estender o perdão ao irmão ofensor, pois o impiedoso será julgado com a mesma severidade. É necessário que o coração do homem se encha de generosidade e misericórdia ante o irmão que erra, se quer que Deus assim proceda quando estiver diante do justo Juiz.

“É desta forma que eu quero ver se amas o Senhor e a mim, seu servo é teu, se procederes assim: Que não haja no mundo nenhum irmão que, por muito que tenha pecado e venha ao encontro do teu olhar a pedir misericórdia, se vá de ti sem o teu perdão. E se não vier pedir misericórdia, pergunta-lhe tu se a quer. E se, depois, mil outras vezes vier ainda à tua presença para o mesmo, ama-o mais que a mim, a fim de o trazeres ao Senhor. E que sempre te enchas de compaixão por esses desgraçados. E quando puderes, informa os guardiões que estás decidido a proceder deste modo”.
(São Francisco de Assis).

O perdão parte sempre de Deus e é distribuído aos homens. Estes, por sua vez, o redistribuem, formando a corrente da misericórdia e do amor. Se um elo desta corrente se quebra, rompe-se a possibilidade de todos experimentarem o que Deus nos oferece e o que os irmãos deveriam repassar. A troca do perdão e da misericórdia em uma comunidade cristã entre seus membros é o fiel da balança que nos mostra o quanto esta mesma comunidade de fato vive o que Jesus ensinou. A Igreja, que é comunidade de irmãos que se amam e se perdoam, experimenta a misericórdia do Pai na fonte, e deve repartir tal graça a seus membros. A mútua troca de perdão e de amor faz mais unida a comunidade cristã e a faz digna da expressão: “Vede como eles se amam”.

“Não é possível manter a unidade nem a paz, se os irmãos não se aplicam a guardar a tolerância mútua e o elo da concórdia graças à paciência. Que dizer ainda, a não ser que não juremos, nem maldigamos, nem reclamemos o que nos tiraram, que apresentemos a outra face a quem nos bate, que perdoemos ao irmão que pecou contra nós, e não só setenta e sete vezes, que desculpemos as suas faltas, que amemos os nossos inimigos, que oremos pelos nossos adversários e por aqueles que nos perseguem?".
(São Cipriano, bispo de Cartago e mártir da Igreja).

Muitos podem não perdoar, mas o cristão que quer viver sua fé de maneira autêntica, seguindo os passos e os ensinamentos do Senhor deve, não só fazê-lo, como incentivar a que ele seja praticado sempre, pois faz parte da essência do cristianismo condenar o erro mas amar o pecador.

Atualmente parece que o mundo se identifica mais com o gesto incoerente do servo impiedoso do que com o gesto do rei misericordioso. A linguagem do perdão não é facilmente decifrada pelo mundo; a linguagem da misericórdia é abafada pelos apelos da vingança e da intolerância; a linguagem do amor se faz muda e surda aos que têm um coração incapaz de compreender gestos altruístas.

É fundamental lembrar que estamos no mundo e não podemos nos deixar contaminar por ele, pois não somos do mundo, como disse o próprio Jesus. Mesmo que estejamos nadando contra a corrente dos ensinamentos do mundo, sabemos que temos um porto seguro, um caminho a ser seguido, uma meta a ser alcançada. A santidade é o que buscamos.

 «Não devias também tu ter piedade do teu companheiro, tal como eu tive piedade de ti?»

A compaixão, por um lado, e o juízo de simples equidade, por outro, se coexistem na mesma alma, são como um homem que adora Deus e os ídolos na mesma casa. A compaixão é o contrário do julgamento por simples justiça. O julgamento estritamente equitativo implica a igual repartição por todos de uma medida semelhante. Dá a cada um o que ele merece, não mais; não se inclina nem para um lado nem para o outro, não discerne na retribuição. Mas a compaixão é suscitada pela graça, inclina-se sobre todos com a mesma afeição, evita a simples retribuição àqueles que são dignos de castigo e cumula para lá de qualquer medida os que são dignos do bem.

A compaixão está assim do lada da justiça, o julgamento apenas equitativo está do lado do mal… Tal como um grão de areia não pesa tanto como muito ouro, a justiça equitativa de Deus não pesa tanto como a sua compaixão. Assim como um punhado de areia caindo no grande oceano, assim são as faltas de todas as criaturas em comparação com a providência e a piedade de Deus. Tal como uma nascente que corre com abundância não poderia ser bloqueada por um punhado de pó, também a compaixão do Criador não poderia ser vencida pela malícia das criaturas. Aquele que guarda ressentimento quando reza é como um homem que semeia no mar e espera ceifar.
Santo Isaac o Sírio (séc. VII)
Discursos espirituais

Extraído do site ecclesia.com.br

04 de Setembro: São Bábilas, mártir, bispo de Antioquia († 250)

 Foi o duodécimo bispo e Antioquia depois do apóstolo São Pedro; ocupou esta sede como seu bispo do ano 237 até o ano 250. O historiador Eusébio de Cesaréia (340) em seu livro História Eclesiástica nos relata o seguinte conto acerca de São Bábilas:

Quando o imperador romeno Filipe, sendo cristão, queria participar com a multidão na noite da Vigília Pascal das orações da Igreja e da Comunhão do Santo Corpo e Sangue do Senhor, o bispo o impediu por causa de seus muitos crimes e pecados que havia cometido, impondo-lhe a condição de que fizesse uma confissão pública e sincera de seus pecados e que se juntasse aos penitentes. O imperador, então, atendeu à condição que o bispo lhe impunha.

São Bábilas era, portanto, conhecido por sua bravura, a que São João Crisóstomo elogiou, dizendo: «Acaso poderia existir algum homem que São Bábilas pudesse ainda temer, após ter enfrentado o próprio imperador? Com isso o santo deu uma lição aos reis no sentido de que não tentassem estender a sua autoridade para além do que Deus permite, e aos homens da Igreja, por sua vez, deu um exemplo de como usar a autoridade que lhes é concedida. “

Suas relíquias permaneceram em Antioquia até que os cruzados as roubaram, levando para o Ocidente. O mais provável é que estejam atualmente na cidade italiana de Cremona. A Igreja Ortodoxa celebra a sua memória em 4 de setembro, assim como a Igreja Maronita, enquanto a Igreja latina o comemora no dia 24 de Janeiro.
Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: pe. André
Extraído do site ecclesia.com.br


01 DE SETEMBRO: INDICÇÃO DO NOVO ANO ECLESIÁSTICO

       A Igreja de Cristo celebra neste dia a Indicção, cuja terminologia romana significa limite, o que quer dizer o início do ano eclesiástico. Este termo vem da prática de que os imperadores romanos faziam cobrar, a cada ano, nesta época, um imposto sobre os seus súditos para a manutenção da armada. A taxa deste imposto anual era fixada a cada (todos os) 15 anos. E por isso que, igualmente, chamamos indiccão os ciclos de 15 anos que começam sob César Augusto, 3 anos antes do nascimento de Cristo segundo a carne.

De outra parte, o mês de setembro é a época onde regressam os frutos das colheitas nos celeiros, preparando-se ao novo ciclo agrícola e dando graças a Deus pela sua benignidade para com a Criação. Faziam já assim os judeus sob o regime da antiga Lei. O primeiro dia de seu sétimo mês (início de Setembro), eles celebravam a Festa das Trombetas, cessando todo trabalho a fim de se consagrarem somente a oferenda de sacrifícios de agradável aroma e em louvor a Deus (Lv. 23, 24-25).

O Cristo, Filho e Verbo de Deus, Criador do tempo e do espaço, Rei pré-eterno de todos os séculos – que encarnou a fim de conduzir todas as coisas à unidade e reconciliar todos os homens, tanto judeus como pagãos em uma única Igreja – quis também unir nele mesmo as coisas submissas às leis naturais e aquilo que ele havia promulgado pela Lei escrita. E por isso, que neste dia, onde a natureza se prepara a desenrolar um novo ciclo de suas estações, nós comemoramos o episódio onde o Senhor Jesus Cristo dirige-se à Sinagoga e, abrindo o livro de Isaias, lê a passagem onde o Profeta diz em seu Nome: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor.» (Lc. 4,18-19).
Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: pe. André
Extraído do site ecclesia.com.br

29 de Agosto: «Decapitação do Venerável Profeta e Glorioso Precursor São João Batista»
 A festa do martírio de São João Batista remonta ao século V, na França; e ao século VI, em Roma. Está ligada à dedicação da igreja construída em Sebaste, na Samaria, no suposto túmulo do Precursor de Jesus. O próprio Jesus apresenta-nos João Batista:

Ao partirem eles, começou Jesus a falar a respeito de João às multidões: «Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? Mas que fostes ver? Um homem vestido de roupas finas? Mas os que vestem roupas finas vivem nos palácios dos reis. Então, que fostes ver? Um profeta? Eu vos afirmo que sim, e mais do que um profeta. É dele que está escrito: ” eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti. Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Batista, e, no entanto, o menor no Reino dos céus é maior do que ele …» (Mt 11, 2-11).

O martírio de João Batista liga-se à denúncia profética das injustiças cometidas pelos poderosos, inclusive o luxo da corte, cujo desfecho fatal é a morte do inocente e a opressão dos marginalizados.
Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: pe. André
Extraído do site ecclesia.com.br

31 de Agosto: Deposição do precioso cinto da Santíssima Mãe de Deus em Constantinopla (séc. VI)



Sobre o evento da trasladação do precioso cinto (faixa) da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, há duas referências a respeito: pode ter sido realizada pelos reis Arcadius ou Teodósio II, e foi transferido de Jerusalém para Constantinopla, sendo depositado no interior de um nicho de ouro. Transcorridos 410 anos, o rei Leão, o sábio, abriu este nicho buscando a cura para a sua rainha que se encontrava sob a possessão de um espírito impuro. Encontrou então este precioso cinto da Santa Mãe de Deus que começou a irradiar uma luz não criada. Havia um selo de ouro no qual estava indicado o dia e o ano em que fora trasladado para Constantinopla. Depois de se prostrar com grande devoção, o Patriarca tomou em suas mãos o precioso cinto e o estendeu sobre o corpo da rainha que, imediatamente se sentiu libertada. Todos começaram então a glorificar a Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e agradecer à sua mãe que é a protetora fiel de todos os cristãos, nossa ajuda e intercessora em cada instante de nossas vidas.
Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: pe. André
Extraído do site ecclesia.com.br

 

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 09h30h às 10h
Liturgia Dominical das 10h às 11h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário