19 outubro 2016

4º Domingo de Lucas - 350 Padres da 7º Concílio Ecumênico (Niceia, 787)



PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
                   _____________________________________________________________________
Brasília, 16 de outubro de 2016.
                                     ___________________________________________________________________________________________________________________________________________

«4º Domingo de Lucas»

350 Padres da 7º Concílio Ecumênico (Nicéia, 787)

(17º depois de Pentecostes – Modo Plagal 4)

Memória de São Longino Centurião, mártir (séc. I).


MATINAS

Tropário – Modo Plagal 4 - (8º tom):
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.
       Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,


Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Tu, que por nossa salvação, nasceste de uma virgem e padeceste a crucificação, ó boníssimo por Tua morte, despojaste a morte, Tu que é Deus, nos revelaste a ressurreição, não desprezes aqueles que a Tua mão criou. Manifesta a Tua misericórdia, ó amigo do homem; aceita as preces daqueles que deste a Luz e salva os desesperados, ó nosso Salvador.

Katisma – Modo Plagal 4 - (8º tom):
1ª Katisma:
Oh Vida de todos! Ressuscitaste dentre os mortos. O Anjo resplandecente se dirigiu às mulheres, dizendo: “Deixai de chorar e anunciai aos Apóstolos louvando e proclamando que ressuscitou Cristo, o Senhor, que se alegrou como Deus em salvar o gênero humano!”
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.



Verdadeiramente ressuscitou do sepulcro e ordenaste as piedosas mulheres que anunciassem aos Apóstolos a Ressurreição, como está escrito. Pedro correu ao sepulcro e ao ver a Luz na tumba, se estremeceu e viu o sudário, o qual era impossível que vê-lo na obscuridade. Creu e correu exclamando: “Glória a Ti, Cristo Deus Salvador nosso, porque nos salvou, sendo Tu em verdade o reflexo do Pai!”
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Louvemos a quem é a Arca e a Porta celestial; a Montanha Santíssima e a Nuvem luminosa; a escada celeste e o Paraíso falante; a Salvadora de Eva e Mulher única do universo; porque por seu meio se chegou a cabo a salvação de todo mundo dos pecados de outrora. Por isso nos dirigimos a ela rogando-lhe: Intercede ante teu filho e teu Deus, para que nos conceda o perdão dos pecados nossos que nos prosternamos com boa fé ante teu Santíssimo parto.

2ª Katisma:
Oh Salvador, os homens selaram Teu sepulcro e o anjo retirou a pedra da porta da tumba; as mulheres viram tua ressureição dentre os mortos evangelizando a Teus discípulos em Sión, oh Vida de todos, e desataste as cadeias da morte, Senhor Glória a ti.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.



Quando as mulheres chegaram ao sepulcro com os aromas do enterro, escutaram desde o sepulcro uma voz angelical que dizia: Deixai as lágrimas e recebei a alegria em vez de tristeza clamando e bradando que Cristo é Senhor ressuscitado e se alegrou como Deus em salvar o gênero humano!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh cheia de graça, todo universo se alegra em ti, os coros angelicais e o gênero humano, oh Templo Santíssimo e Paraíso falante; Orgulho da Virgindade que de ti foi engendrado o Deus, que se fez menino e é nosso Deus antes dos séculos. Ele fez de seu seio trono, e tornou teu ventre mais amplo que os céus. Por isso, cheia de graça, todas as gerações contigo se alegram e te glorificam.

Ypakoí – Modo Plagal 4 - (8º tom):
Obediência:
As Mirróforas chegaram ao sepulcro do Doador da Vida buscando o Imortal entre os mortos. Receberam o anuncio do Anjo, e anunciaram aos Apóstolos que o Senhor Havia ressuscitado dando ao mundo a grande misericórdia.

Anabtmo:
1ª Antífona:
Desde a minha juventude o inimigo me está provando e com seus atrativos me está queimando; porém eu, apoiado em Ti o vencerei.

Os que odeiam a Sion será como o pasto antes de ser seco, porque Cristo com a foice do sofrimento cortará seus pescoços.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Pelo Espírito Santo todos vivem. Ele é Luz de Luz, Grande Deus; por isso o louvamos com o Pai e o Verbo.

2ª Antífona:
Que se cubra meu coração humilde com teu temor, para que não ensoberbeça e depois lhe humildes, oh Todo Piedoso.

Quem se apoia no Senhor não terá temor quando Ele julgar a todos com o fogo dos sofrimentos.

Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.



Pelo Espírito Santo, tudo é divinizado vê e fala do futuro e faz milagres celestiais, porque canta à um só Deus, Trino e Uno, pois a Divindade sendo Três Luzes está unificada em um só Senhorio.

Prokimenon:
O Senhor vosso Deus, reinará para sempre, ó Sião, de geração em geração. (2 vezes).

Stichos:
Ó minha alma, louvai o Senhor.
O Senhor vosso Deus, reinará para sempre, ó Sião, de geração em geração.

Kondakion – Modo 4 Plagal-(8º tom):
Tu Te elevaste do túmulo e ressuscitaste dos mortos, elevaste Adão, Eva se rejubila em Tua ressurreição e as extremidades do mundo celebram teu despertar de entre os mortos, ó misericordiosissimo.

Ikós:
Despojaste os palácios dos infernos e ressuscitaste dos mortos, ó pacientíssimo, vieste ao encontro das Mirróforas e em lugar, da tristeza lhes trouxeste a alegria.
Aos apóstolos manifestaste os sinais de tua vitória, ó meu Salvador, que dás a vida, e iluminaste a criação, ó amigo do homem.
Eis porque o universo se rejubila pelo teu despertar de entre os mortos, ó misericordiosíssimo.


Evangelho:                                                                           Lc 24, 36-53
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:



Naquele tempo, ainda estavam falando, quando Jesus apareceu no meio deles, e disse: «A paz esteja com vocês.» Espantados e cheios de medo, pensavam estar vendo um espírito. Então Jesus disse: «Por que vocês estão perturbados, e por que o coração de vocês está cheio de dúvidas? Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo. Toquem-me e vejam: um espírito não tem carne e ossos, como vocês podem ver que eu tenho.» E dizendo isso, Jesus mostrou as mãos e os pés. E como eles ainda não estivessem acreditando, por causa da alegria e porque estavam espantados, Jesus disse: «Vocês têm aqui alguma coisa para comer?» Eles ofereceram a Jesus um pedaço de peixe grelhado. Jesus pegou o peixe, e o comeu diante deles. Jesus disse: «São estas as palavras que eu lhes falei, quando ainda estava com vocês: é preciso que se cumpra tudo o que está escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Então Jesus abriu a mente deles para entenderem as Escrituras. E continuou: «Assim está escrito: ‘O Messias sofrerá e ressuscitará dos mortos no terceiro dia, e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém’. E vocês são testemunhas disso. Agora eu lhes enviarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestidos da força do alto.» Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.


Exapostilário – 6º
Ó Salvador, quando ressuscitaste do túmulo Te mostraste aos Teus discípulos como homem comum, pois comeste com eles e os ensinaste o batismo da penitência, logo subiste ao Teu Pai celestial, prometendo enviar-lhes o Consolador; ó divino Senhor encarnado, glória a Ti.

Theotokion – 6º
Ó Santa Virgem, o Deus de todos nos tomou o corpo humano do Teu puro sangue, e assim renovou a nossa corrupta natureza, conservando-Te da mesma forma como era antes do Seu nascimento. Por isso todos nós Te louvamos com fé e clamamos: “Alegra-Te, ó Senhora do mundo!”.

Laudes - Modo Plagal 4 - (8º tom):
Tudo que respira louve ao Senhor! Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todos os seus exércitos! A ti pertence l louvor o Deus!
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Senhor, Tu que te submeteste ao juízo, para ser julgado por Pilatos, não deixaste o Trono donde estás sentado junto ao Pai, ressuscitaste dentre os mortos livrando o mundo da escravidão, porque és Piedoso e Amante da humanidade.

2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Senhor, se os judeus te puseram no sepulcro com morto, os saldados te fizeram guarda como um rei adormecido. Como a um tesouro de vida te selaram; porem ressuscitaste dando a imortalidade à nossas almas.

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Senhor, nos deste Tua Cruz como arma contra o inimigo, que se atemoriza e treme diante dela não podendo resistir frente sua força, porque ressuscitou os mortos acabando com a morte. Por isso nos prosternamos ante Tua Sepultura e Ressurreição.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Senhor, o Anjo que clamou em Tua ressurreição aos guardiões atemorizou, e as mulheres lhes disse: “Porque buscais ao vivo entre os mortos? Ressuscitou com Deus dando a Vida ao mundo.”

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Sofreste sobre a Cruz, oh impassível em Tua divindade, e aceitaste a sepultura de três dias para livrar-nos da escravidão do inimigo, e dando-nos a Vida com Tua Ressureição, oh Cristo amante da humanidade.

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
Oh Cristo, me prosterno ante Tua Ressurreição do sepulcro glorificando e louvando; e com a qual nos libertaste das cadeias do Hades, pois como Deus concedeste ao mundo a Vida Eterna e a grande misericórdia.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Os transgressores da lei vigiaram Teu sepulcro que continha a vida, junto com os guardas que o selaram. Porém com Tu és um Deus imortal ressuscitaste Onipotente ao terceiro dia.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Senhor, quando transpassaste as portas do Hades, as destruíste, e o cativo exclamou dizendo: “Quem é este que não se julga debaixo da terra, senão aquele que transformou o cárcere da morte em uma tenda? Este que recebeu morto e atemorizou como Deus?” Oh Salvador Todo-poderoso, tem piedade de nós.

Eothinon – 5º:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.


Ó Cristo, és a verdadeira paz divina para os homens. Concede a Teus discípulos, após a Tua ressurreição, a Tua paz, mostrando-Te aos atemorizados que pensavam estarem vendo um espírito, as Tuas mãos e o Teu lado; continuando em dúvida, ao comer com eles, lhes lembraste as Tuas palavras, lhes abriste a capacidade de entender os livros sagrados e a promessa divina. Abençoando-os, subiste aos céus. Nós, como eles, Te adoramos, ó Senhor da glória.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Apolitikion (Tropário):
Ó Senhor, ressuscitado do sepulcro, rompeste os grilhões do inferno, eliminaste o poder da morte, salvando todos dos laços do inimigo; e quando apareceste a teus discípulos, os enviaste a evangelizar e, através deles, deste tua paz ao mundo, tu que és o Único Misericordioso.

Extraído do site ecclesia.com.br

Divina Liturgia

Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Apolitikion (Tropário da Ressurreição – Modo 4 Plagal- (8º tom):
Desceste das alturas, ó misericordioso, e aceitaste o sepultamento durante três dias, para nos livrar das paixões. Senhor, És nossa vida e nossa ressurreição, glória a Ti.

Apolitikion da Festa:
Tu és digno de toda a glória, ó Cristo nosso Deus, porque constituíste nossos Padres como astros sobre a terra, e por eles nos guiaste à verdadeira fé. Ó compassivo, glória a Ti

Kondakion – Modo 4 Plagal - (8º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.


Tendo ressuscitado do túmulo deste a vida aos mortos e levantaste Adão; Eva se regozija com a tua Ressurreição, e exultam de alegria os confins da terra, ó Misericordioso!

Theotokion – Modo 4 Plagal - (8º tom):
Agora e sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Tu, que pela nossa salvação nasceste da Virgem, sofreste a crucificação, ó Misericordioso, e com a morte venceste a morte, como Deus, revelando a Ressurreição; não abandones a nós, criaturas de tuas mãos!
Mostra a tua bondade pela humanidade, atende as preces da tua Mãe, que roga por nós, ó Misericordioso, e salva, ó Salvador, nosso povo desolado!

Kondakion da Festa:
A pregação dos Apóstolos e os ensinamentos dos Padres firmaram uma só fé na Igreja que, revestida do manto da verdade, tecido com a ciência teológica revelada, distribui sabiamente e glorifica o grande Mistério da piedade.
 
Prokimenon:
Fazei votos ao Senhor nosso Deus e cumpri-os; todos os que o cercam tragam oferendas.
Deus é conhecido na Judéia, grande é o seu nome em Israel.

Epístola:                                                                                           Tt 3,8-15
Leitura da Epístola do Apóstolo São Paulo a Tito:

Irmãos, lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Temos um altar, de que não têm direito de comer os que servem ao tabernáculo. Porque os corpos dos animais, cujo sangue é, pelo pecado, trazido pelo sumo sacerdote para o santuário, são queimados fora do arraial. E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta. Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome. E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.

Aleluia!
Vinde, regozijemo-nos no Senhor, cantemos as glórias de Deus, nosso Salvador!

Aleluia, aleluia, aleluia!
Apresentamo-nos diante d'Ele com louvor, e celebremo-lo com salmos!
Aleluia, aleluia, aleluia!
 
Evangelho:                                                                                       Lc 8, 5-15
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:



Naquele tempo, Jesus contou esta parábola: «O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os passarinhos foram, e comeram tudo. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos brotaram junto, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.» Dizendo isso, Jesus exclamou: «Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.» Os discípulos perguntaram a Jesus o significado dessa parábola. Jesus respondeu: «A vocês foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas, aos outros ele vem por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam.» «A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram; mas, depois chega o diabo, e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem, nem se salvem. Os que caíram sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolheram com alegria a Palavra. Mas eles não têm raiz: por um momento, acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. O que caiu entre os espinhos são aqueles que ouvem, mas, continuando a caminhar, se afogam nas preocupações, na riqueza e nos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. O que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo de coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança».
 Extraído do site ecclesia.com.br
 
SINAXE
 Pe. Paulo A. Tamanini

O 2° Concílio de Nicéia

A importância dos primeiros sete concílios ecumênicos no Oriente Bizantino é tal que, por três vezes no ano, sempre em dia de Domingo, se celebram os Padres que fizeram ecoar no meio da Igreja a divina harmonia, proclamando as verdades da fé apostólica.

A Festa dos 350 Padres conciliares se reveste com a coroa da vitória sobre os iconoclastas que proibiram manifestações públicas da fé através dos ícones. Graças aos santos padres conciliares podemos nos aproximar dos ícones de Nosso Senhor e da Theotokos, venerando-os através deles, o Deus Uno e Trino que se fez carne e nos trouxe a salvação.


Foi o sétimo Concílio ecumênico do cristianismo e o último a ser aceito, tanto pela Igreja Ortodoxa quanto pela Igreja Católico-Romana.

Reuniu-se em 24 de setembro a 23 de outubro de 787 em Nicéia (local do Primeiro Concílio de Niceia; atualmente İznik na Turquia). O tema foi a legitimidade da veneração de imagens de santos que tinham sido suprimidos pelo édito do Império Bizantino durante o reinado de Leão III, o Isáurio (717 - 741), seu filho, Constantino V (741 - 775) havia reprimido definitivamente a veneração de imagens.

A veneração de ícones tinha sido definitivamente abolida por medidas enérgicas de Constantino V e do Concílio de Hieria que se auto intitulou o sétimo Concílio Ecumênico, mesmo não tendo participado dele todos os membros da igreja. Estas tendências iconoclastas foram partilhadas pelo seu filho, Leão IV, o Cazar. Após a sua morte precoce, sua viúva Irene, como regente de seu filho Constantino VI, desejava restaurar a veneração de ícones. O concílio de Hieria não teve participação das igrejas ocidentais, motivo pelo qual não foi aceito por toda a igreja e foi desqualificado em 784, quando o Patriarca de Constantinopla Tarásios foi nomeado sucessor do Patriarca Paulo, o Novo, este que desejava uma reaproximação com as igrejas ocidentais, convocou um novo concílio, o Papa Adriano I foi convidado a participar.

Em 786, o concílio reuniu-se primeiramente na Igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla, porém, depois de protestos dos membros de Roma, que viam Constantinopla com desconfiança, ele foi dissolvido e transferido para Nicéia. Participaram dele cerca de 350 pessoas, 308 bispos ou seus representantes. O Patriarca Tarásios presidiu o concílio, sete sessões foram realizadas em Nicéia. O argumento para a veneração dos ícones foi estabelecido a partir das passagens bíblicas de Ez 25,19, Nm 7,89, Hb 9,5, Ez 41,18 e Gn 31,34.

REFERÊNCIAS:
Ostrogorsky, George. History of the Byzantine State. New Brunswick: Rutgers University Press, 1969, p. 178
Gibbon, Edward. The Decline and Fall of the Roman Empire. New York: Random House Inc., 1995., p. 1693

Extraído do site ecclesia.com.br

16 de Outubro: São Longino Centurião, mártir (séc. I)




O Santo Mártir Longino era um centurião, chefe de um regimento de soldados romanos a quem havia sido ordenado levar a cabo a condenação à morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando Pilatos emitiu a ordem de execução de Jesus por crucificação, Longino desconhecia de quem se tratava, estando, por isso, presente durante toda esta tragédia. Em sua alma, no entanto, não havia lugar para a hipocrisia dos fariseus, tampouco para a frieza dos soldados romanos. Dirigiu um olhar em profundidade para a Vítima, observou a sua altivez, a modéstia e a tranquilidade que dela emanava. Logo depois que o Senhor exalou seu último suspiro, viu a queda do templo que se partiu em dois, sentiu a terra tremer sob seus pés, as pedras se partirem, os sepulcros se abrirem, e tudo isto o iluminou ainda mais. Já não tinha nenhuma dúvida em seu interior, e com todas as suas forças, declarou o que todos os que possuem os olhos da alma limpos declaram: «Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus».
Longino aderiu à fé cristã e, resistindo à pressão dos romanos para que a abjurasse, acabou sendo martirizado, morrendo por decapitação.

Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

 

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 09h30h às 10h
Liturgia Dominical das 10h às 11h30


Nenhum comentário:

Postar um comentário