13 outubro 2016

«Domingo antes da Festa da Exaltação da Santa, Venerável e Vivificante Cruz»



PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
                   _____________________________________________________________________
Brasília, 11 de setembro de 2016.
                                     _ ________________________________________________________________________________________________________________________________________

«Domingo antes da Festa da Exaltação da Santa, Venerável e Vivificante Cruz»

(12º depois de Pentecostes – Modo 3)

Comemoração da fundação da Igreja da Ressurreição (Santo Sepulcro) em Jerusalém (335).






MATINAS
 
Apolitikion (Tropário) – Modo 3 - (3º tom):
Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Nós Te cantamos, virgem Mãe de Deus, pois permitiste a salvação de nosso povo. O Senhor, nosso Deus, Teu filho segundo a carne que recebeu de Ti, sofreu a paixão sobre a cruz e nos libertou da corrupção, por que ele é amigo do homem.

Katisma – Modo 3 - (3º tom):
1ª Katisma:
Cristo ressuscitou dentre os mortos, como primícias dos que dormem, primogênito a criação e criador de tudo; ele mesmo renovou a natureza do nosso gênero corrupto. Oh morte, jamais voltarás a dominar, porque o Senhor de todos exterminou e dissolveu seu poder.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Senhor, tu provaste a morte com o corpo, porém com tua ressureição a aniquilaste, concedeste a vitória ao homem e deste o triunfo sobre a maldição. Oh apoio e defensor de nossa vida, glória a Ti.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Quando Gabriel se maravilhou de tua fulgurante virgindade e do brilho da tua pureza te saudou dizendo: Oh Mãe de Deus!, Que louvores devidos te oferecerei e como te chamarei? Estou surpreendido e atônito; mas como me foi ordenado exclamo: Alegra-te oh cheia de graça.


2ª Katisma:
Senhor, quando o Hades contemplou Tua Divindade imutável e Tua paixão voluntaria, se estremeceu em seu seio e chorou clamando: Temos a este Corpo incorruptível; o Invisível me combate misteriosamente, e aqueles que estão debaixo de meu poder proclamam: Glória Tua Ressureição, oh Cristo!
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espirito Santo.

Nós os fiéis falamos Teologicamente sofre o mistério de Tua Crucificação e inefável Ressureição; porque tanto a morte como o Hades, hoje foram derrotados e o gênero humano se revestiu de incorrupção; por isso, agradecemos, exclamamos: Glória a Tua Ressurreição, oh Cristo!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Mãe de Deus, em tuas entranhas, coube misteriosamente o Incontível, o Consubstancial com o Pai e o Espirito Santo. E com teu parto temos aprendido no mundo a louvar a obra inconfundível da Santa Trindade, por isso, agradecidos, exclamamos: Alegra-te oh cheia de graça!

Ypakoí – Modo 3 - (3º tom):
Obediência:
O belo anjo com doces palavras disse as Mirróforas: “Por quê buscais o vivo no sepulcro? Ele ressuscitou e esvaziou os sepulcros! O imutável mudou a morte. Dizei ao Senhor: Quão maravilhosas são tuas obras porque salvaste a humanidade!”

Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Verbo, Tu salvastes a Sion do exilio na Babilônia; assim livra-nos dos sofrimentos da vida.
Os que semeiam com lágrimas divinas, colherão com alegria as espigas da vida eterna.
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Do Espirito Santo desce todo o bem porque ilumina com o Pai e o Filho toda a criação.

2ª Antífona:
Se o Senhor não construísse a casa da virtude, em vão nos casaríamos. Se Ele protege nossas almas, nada poderá dominar nossa cidade.
Os Santos são a recompensa do fruto do ventre e, no Espírito, continuam sendo filhos para Ti, oh Cristo, e Tu para eles, Pai.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Pelo Espírito Santo se tem visto toda Santidade e sabedoria, porque ele é o criador de tudo por isso o adoramos, porque é Deus como o Pai e o Verbo.

3ª Antífona:
Os que temem a Deus são bem-aventurados, porque seguem os caminhos de seus mandamentos e comem o fruto da vida eterna.
Alegra-te, oh chefe dos pastores, quando vires os filhos de teus filhos ao redor de tua mesa oferecendo-te boas obras.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Toda riqueza de honra é do Espírito Santo. Dele é a graça e a vida para toda a criação, por isso se louva juntamente com o Pai e o Verbo.

Prokimenon:
Dizei aos povos: “O Senhor é o rei” Ele fixou o universo inamovível. (2 vezes).

Stichos:
Cantai ao Senhor um cântico novo.
Dizei aos povos: “O Senhor é o rei” Ele fixou o universo inamovível.

Kondakion – Modo 3 - (3º tom):
Ó Deus de misericórdia, ergueste-Te hoje do túmulo e nos livraste das portas da morte. Neste dia Adão se alegra, Eva se rejubila; os Patriarcas e os Profetas não cessam de cantar o divino poder da Tua grandeza.

Ikós:
Neste dia, as profundezas do abismo do inferno tremeram diante da unidade da Trindade. A Terra estremeceu; os guardas das portas infernais permaneceram terrificados ao vê-Lo. E toda a criação se rejubilou cantando com os Profetas um cântico de vitória a Ti, nosso Deus libertador, que destruístes as forças da morte. Possamos clamar de alegria e bradar a Adão e seus filhos: O madeiro da cruz te fez entrar no paraíso, saí fiéis à frente da ressurreição.

Evangelho:                                                                           Mt 28,16-20
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Mateus:

Naquele tempo, os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
 
Exapostilário – 1º:
Nos unimos com fé aos discípulos no Monte da Galiléia para ver a Cristo dizendo: Recebi o poder sobre os terrestres e os celestes. Aprendamos com ele nos ensina a batizar a todas as nações em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, prometendo estar presente até o fim dos tempos.

Theotokion – 1º:
Oh Virgem Mãe de Deus, te alegraste com os discípulos, porque viste a Cristo ressuscitado ao terceiro dia como havia predito, aparecendo a eles, ensinando e ordenando batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para que creiamos em sua ressurreição e te glorifiquemos, oh donzela.

Laudes - Modo 3 - (3º tom):
Tudo que respira louve ao Senhor! Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todos os seus exércitos! A ti pertence l louvor o Deus!
1 – Esta glória será para todos os Justos.
Vinde de todos os povos e conhecei a força do terrível mistério, porque Cristo nosso Salvador, o Verbo eterno, foi crucificado por nós e sepultado por sua vontade, ressuscitou dentre os mortos salvando a todos; prosternemo-nos diante d’Ele.
 
2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento!
Oh Senhor, os guardas publicaram e anunciaram todos os teus milagres, porém o sinédrio da maldade encheu suas mãos com o suborno crendo que assim esconderiam Tua ressureição, a que todo mundo louva. Tem piedade de nós.

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza!
Toda a criação se encheu de alegria quando recebeu o anúncio de Tua ressureição. Maria Madalena chegou a Teu sepulcro e encontrou o anjo sentado sobre a pedra com vestes luminosas, dizendo: “Porque buscai o vivo entre os mortos? Ele não está aqui, porém ressuscitou como havia predito e as precederá na Galileia”.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa!
Oh Senhor, amante da humanidade, com Tua luz vemos a luz. E porque ressuscitaste dentre os mortos dando a salvação ao gênero humano, te louva toda criação, oh único isento de pecado.

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas!
Senhor, as Mirróforas te ofereceram as lágrimas como louvores matutinos, levando à Teu sepulcro mirra de bom aroma e correndo para ungir Teu corpo limpo do mal. E o anjo, sentado sobre a pedra, lhes anunciou dizendo: “Porque buscais o vivo entre os mortos? Pisoteou a morte e ressuscitou como Deus, outorgando a todos a grande misericórdia”.

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor!
O Anjo resplandecente sobre Teu sepulcro Doador da Vida, disse às Mirróforas; “O Salvador esvaziou os sepulcros e acabou com o Hades, ressuscitando ao terceiro dia porque é o único Deus Todo-poderoso”.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres.
Maria Madalena, no primeiro dia da semana foi buscar-Te no sepulcro e, não O encontraste chorou com suspiros dizendo: Pobre de mim, Salvador meu, como foste roubado, oh Rei de todos? Dois dos Anjos, cheios de vida lhes disseram dentro do sepulcro: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Choro porque levaram o meu Senhor do sepulcro e não sei onde o puseram.” E ao voltar seu resto Te viu e exclamou: Senhor meu e Deus meu, glória a Ti.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres.
Os Hebreus selaram o sepulcro sobre a Vida, mas o ladrão abriu o paraíso com sua língua quando clamou dizendo: Oh Tu que foste crucificado por mim e comigo, colocado sobre o Madeiro da Vida e te manifestaste sentado sobre o Trono junto com o Pai, Tu que és, oh Cristo e Deus nosso o dono da grande misericórdia.

Eothinon – 1º:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Para os discípulos que foram ao Monte que Ele designara, o Senhor se fez presente, antes de se desprender das coisas terrenas; ao verem O adoraram, entenderam toda autoridade de que o Senhor estava investido, receberam a missão de anunciar a Sua ressurreição dentre os mortos e Sua ascensão ao céu.
Receberam a promessa da presença divina entre eles, como Salvador de nossas almas, até a consumação dos séculos.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Apolitikion (Tropário):
Hoje é a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do túmulo, dando-nos origem a uma nova vida, porque anulou a morte com a Sua morte e nos concedeu a misericórdia de obter essa grande vitória.
 Extraído do site ecclesia.com.br

 Divina Liturgia
 Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Apolitikion (Tropário) da Ressurreição - Modo 3 - (3º tom):
Exultem os seres celestes e alegrem-se os terrestres, pois o Senhor demonstrou o poder de Seu braço, pisou a morte com a morte, tornando-Se o primogênito dos que morreram, nos livrou do seio do inferno e deu ao mundo a grande misericórdia.

Apolitikion (Tropário) da Santa Cruz:
Salva, Ó Deus, o teu povo e abençoa a tua herança e concede aos nossos governantes a vitória sobre os bárbaros e guarda, com o poder da tua Cruz, todos que te pertencem.

Kondakion – Modo 3 - (3º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Hoje te levantaste da tumba, ó Compassivo, e nos conduziste para fora das portas da morte, Hoje Adão dança e Eva se regozija e com eles os Profetas e os Patriarcas louvam sem cessar o divino poder de tua autoridade.

Theotokion – Modo 3 - (3º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Tu, que te preocupavas com a salvação do gênero humano a ti cantamos, Virgem Mãe de Deus! Teu Filho e nosso Deus, com o puríssimo corpo recebido de ti, padecendo os sofrimentos da cruz livrou-nos da iniquidade, Ele, o amigo dos seres humanos.

Kondakion da Festa:
Ó Cristo Deus, que, voluntariamente, foste suspenso na Cruz, tem compaixão do povo que traz o teu nome. Alegra, pelo teu poder, a tua santa Igreja e concede-lhe a vitória sobre o mal. Que tua aliança seja para nós uma arma de paz e um troféu de vitória!


Trisagion:
Adoremos, a Tua Cruz, ó Mestre, e glorificamos a Tua santa Ressureição. (3 vezes)
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santos, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
E glorificamos a Tua santa Ressureição.
Adoremos, a Tua Cruz, ó Mestre, e glorificamos a Tua santa Ressureição.

Prokimenon:
Salva, Senhor, o teu povo e abençoa a tua herança (Sl 28, 9).
Clamo a Ti, Senhor, meu rochedo presta ouvido aos meus rogos (Sl 28, 1).

Epístola:                                                                                           Gl 6,11-18
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo aos Gálatas:

Irmãos, vede com que tamanho de letras vos escrevo, de próprio punho! Os que vos obrigam à circuncisão são homens que se querem impor, só para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. Pois nem os próprios circuncisos observam a lei. E se fazem questão de que vos mandeis circuncidar, é para terem motivo de se gloriarem na vossa carne. Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Porque a circuncisão e a incircuncisão de nada valem, mas sim a nova criatura. A todos que seguirem esta regra, a paz e a misericórdia, assim como ao Israel de Deus. De ora em diante ninguém me moleste, porque trago em meu corpo as marcas de Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito, irmãos. Amém.
 
Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!
Quem habita ao abrigo do Altíssimo e vive à sombra do Senhor Onipotente (Sl 91, 1).
Aleluia, aleluia, aleluia!
Diz ao Senhor: sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus no qual confio inteiramente (Sl 91, 2).
Aleluia, aleluia, aleluia!

Evangelho:                                                                                       Jo 2, 13-17
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São João:

Naquele tempo, disse Jesus: Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele.
 Extraído do site ecclesia.com.br

SINAXE
 Pe. Paulo A. Tamanini

A Festa da Exaltação da Santa Cruz

A Festa Litúrgica da Santa Cruz é tão importante no Calendário Litúrgico Bizantino, que inicia suas comemorações já no Domingo que a antecede, preparando o ambiente espiritual dos cristãos, dada a sua relevância.

A Cruz para a Igreja é sinal e instrumento de Salvação. Por isso, os cristãos orientais, a veneramos gloriosa e vivificante, despida dos sentimentos mórbidos que poderiam ofuscar a sua magnitude. O sofrimento, as dores e a morte que o Senhor sofreu por meio dela, por mais terríveis que pudessem ser, fê-la veículo da nossa Salvação.

O madeiro por onde escorreu o Sangue precioso do Cristo, não poderia ficar indiferente à Ressurreição do Senhor, pois o Sangue divino estava impregnado nele e o transformou. A Cruz, outrora símbolo da morte, ressuscitou com o Senhor, mostrando-se agora resplandecente.

Próximo aos tabernáculos (Arthofórion) no interior dos quais estão guardados o Corpo e o Sangue de Cristo Ressuscitado, geralmente, faz par uma Cruz que nos reporta à figura bíblica da serpente de bronze que Moisés elevou no deserto, querendo nos recordar que a Ressurreição é fruto da Cruz assumida.

Como cristãos não devemos olhar somente para a Cruz, porque nosso objeto de adoração é o Senhor Ressuscitado, e a Ele devemos render-lhe glória. A Cruz sobre a qual Jesus sofreu era, originalmente, apenas um instrumento material de sua morte. Mas, já na época dos apóstolos, ela se transformou em símbolo de redenção operada por Cristo e, portanto, símbolo da fé cristã. O que era execrável instrumento de condenação tornou-se, em Cristo, a âncora de Salvação para o mundo. Por isso São Paulo escreve:

«Nós pregamos o Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas par os eleitos ele é a força e sabedoria de Deus.» (1Cor 1,23)

Deus pôs no santo Lenho da Cruz a Salvação da humanidade, para que a Vida ressurgisse de onde viera a morte.

Da árvore do paraíso onde a serpente tentou Eva, nasceu o pecado. Da árvore que deu o lenho para a Cruz de Cristo nasceu a Vida em plenitude e a Salvação para a humanidade. E deste sagrado Lenho o Senhor atrairá para Si a todos e todas as coisas (Jo 12,32).

Não é pouco comum ouvirmos algumas pessoas dizerem que devemos carregar nossa cruz a cada dia com resignação, aceitando os sofrimentos. Constata-se uma supervalorização do símbolo da dor que ela representa. Se o Senhor carregou sua Cruz, cumprindo a vontade do Pai, também Ele ressuscitou. É nesta verdade que devemos embasar nossas esperanças e fé.

Nunca nos esqueçamos de que a Cruz ressuscitou com o Cristo e se tornou gloriosa e vivificante.

«Diante da tua Cruz, ó Mestre, nos prostramos
e glorificamos a tua santa Ressurreição».

FONTES CONSULTADAS:
DONADEO, Madre Maria. O Ano Litúrgico Bizantino. São Paulo: Ed. Ave Maria.

Extraído do site ecclesia.com.br

06 de Setembro: Prodígio de São Miguel Arcanjo em Khonas (séc. IV)



 Numa determinada região da Frígia, brotava uma água abençoada com a força e a intercessão de São Miguel Arcanjo que curava milagrosamente todo o tipo de doença. Um cristão, tendo sua filha curada, providenciou que fosse construída uma linda igreja sobre esta fonte dedicada ao Arcanjo São Miguel. Noventa anos mais tarde, chegou a esta igreja um jovem de nome Archipos, que ali permaneceu vivendo uma vida monástica. Os idólatras, ao saber de sua presença naquele lugar e de sua vida cristã exemplar, ficaram tomado de muito ódio e, indo ao seu encontro, espancaram-no com furor, avançando em seguida contra a igreja determinados a destruí-la, bem como aquela abençoada fonte de água. Foi quando interveio a força do Arcanjo que, milagrosamente, imobilizou as mãos de alguns dos agressores, enquanto outros eram barrados pelas chamas do fogo. Entretanto, a teimosia e ódio dos agressores fez com que provocassem o desvio de um pequeno rio situado nas imediações para que inundasse com suas águas a igreja e afogasse o jovem Archipos. Mais uma vez, porém, o poder e a força do arcanjo se manifestou, desviando a direção das águas e livrando de qualquer dano o jovem monge e a igreja. Planejaram então os perseguidores juntar as águas de dois outros pequenos rios, mas o Arcanjo apareceu antes a Archipos e o tirou da igreja e, com um sinal da cruz, as águas foram detidas.
Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: pe. André
Extraído do site ecclesia.com.br


08 de Setembro: Comemoração da «Natividade da Santa Mãe de Deus, a Bem-aventurada Virgem Maria»




A festividade do nascimento da Mãe de Deus tem provavelmente sua origem em Jerusalém, em meados do século V. Porque foi em Jerusalém que se manteve viva a tradição que a Virgem teria nascido junto à Porta da Piscina Probática. Fazendo uso desta referência, encontramos citações de São João Damasceno em sua Homilia sobre a Natividade de Maria: “Hoje é o começo da salvação do mundo, porque na Santa Probática foi-nos gerada a Mãe de Deus através de quem o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, nos foi gerado.” Considerado o nascimento de Maria como o início histórico da obra da Redenção, o Calendário Litúrgico Bizantino abre suas portas festejando o nascimento da Virgem: “A celebração de hoje é para nós o começo de todas as festas”. Maria é apresentada pela Liturgia como a “Virgem bela e Gloriosa” que Deus amou com predileção deste a sua eternidade desde toda a Criação como sua obra-prima, enriquecida das graças mais sublimes e elevada à excelsa dignidade de Mãe de Deus e de Bem-aventurada Virgem. Segundo o espírito da Igreja, devemos celebrar a Festa da Natividade com santa Alegria, porque o nascimento de Maria é a aurora de nossa salvação. Com o seu nascimento é anunciado ao mundo a boa nova: a Mãe do Salvador já está entre nós.
Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: pe. André
Extraído do site ecclesia.com.br

09 de Setembro: Santos Joaquim e Ana, os justos, pais da Theotokos



No dia após o nascimento da Puríssima Virgem Maria, a Igreja comemora os Justos Joaquim e Ana. Uma tradição do segundo século afirma que os pais da Santíssima Mãe de Deus, e avós de Jesus, chamavam-se Joaquim e Ana. Joaquim provêm da descendência do rei David. Muitos descendentes de Davi nutriam a esperança de que, de sua família, nasceria o Messias, porque Deus havia prometido a Davi que de sua geração nasceria o Salvador do mundo. Ana descendia, por parte de pai, de Aarão, o sacerdote, e do lado de sua mãe, da estirpe de Judas.
Joaquim e Ana viveram a maior parte de suas vidas na cidade da Galiléia, Nazaré. Destacavam-se por suas virtudes e boas obras. Mas, viviam humilhados porque não tinham filhos. Eram estéreis. Joaquin ao templo de Jerusalém para levar as suas ofertas, mas o sumo sacerdote se recusou a recebê-las, justificando-se na lei que proíbe receber oferendas de pessoas que não deixassem descendência em Israel. Foi muito duro para o casal suportar, no templo, esse insulto, onde esperavam encontrar alívio para os seus sofrimentos. Mas, apesar da idade avançada de ambos, sem rancor, continuavam rogando a Deus que lhes desse um filho. Joaquim dirigiu-se então para o deserto, e ali passou, 40 dias em jejum e oração.
Finalmente, o Senhor ouviu as suas orações e enviou o Arcanjo Gabriel avisar Ana que ela iria conceber um filho. E logo Ana concebeu, nascendo uma menina. Cheios de alegria, os pais a chamaram MARIA. Assim, a generosidade de Deus recompensou a fé e a paciência do casal, dando-lhes uma filha que trouxe a bênção para toda a humanidade.
Durante três anos educaram em sua casa a pequena Maria e, cumprindo a promessa de oferecê-la a Deus, enviaram-na ao templo de Jerusalém. Ali havia uma casa para crianças órfãs, onde a menina foi deixada para viver e estudar. Aos 80 anos faleceu Joaquim. Ana passou a morar próximo de templo e visitava sua filha continuamente durante uns dois anos.
A devoção de Santa Ana ou Sant’Ana remonta ao século VI, no Oriente. No Ocidente data de século X. A devoção a São Joaquim é mais recente.
Tropário (tom 2): Celebrando a memória de teus antepassados Joaquim e Ana, te suplicamos, Senhor: salva, pelas suas orações, as nossas almas!

11 de Setembro: Santa Teodora de Alexandria, monja († 480)




Santa Teodora era de Alexandria e viveu no tempo do rei Zinonos (474-490). Era casada com um piedoso homem de nome Pafnutio. Viveu uma vida marcada pela honestidade, mas vítima de sua própria fraqueza, cometeu adultério. Ninguém sabia nada a respeito e, tão pouco, tinham visto qualquer coisa, e Teodora poderia ter mantido este segredo e continuar a viver em harmonia com seu marido. Entretanto, ao se deparar com as palavras do santo Evangelho que diz: «nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido», refletiu profundamente sobre os seus pecados e os chorou amargamente. Depois, vestindo-se com roupas masculinas, foi para um monastério apresentando-se com o nome de Teodoro. Ali, dia e noite, examinava seus pecados e, arrependida, os chorava. Dois anos depois foi falsamente acusada de manter relações com uma mulher que havia deixado seu filho recém-nascido na porta do monastério. A Santa acolheu este menino e o criou como seu próprio filho durante sete anos, ficando neste tempo fora do monastério, sofrendo toda espécie de mal tratos. Mais tarde pode voltar ao monastério, mas com seu corpo já muito maltratado, morreu depois de alguns dias. Os monges, ao preparar o corpo para as exéquias, foram surpreendidos com sua verdadeira identidade feminina. Logo depois de sua morte, Teodora teve sua santidade reconhecida.
Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: pe. André
Extraído do site ecclesia.com.br

 Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus



Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 09h30h às 10h
Liturgia Dominical das 10h às 11h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário