24 outubro 2016

«6º Domingo de Lucas»



PATRIARCADO ECUMÊNICO DE CONSTANTINOPLA

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul
Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - CEP: 70.790-100 - Brasília-DF
                   _____________________________________________________________________
Brasília, 23 de outubro de 2016.
                                      __________________________________________________________________________________________________________________________________________

«6º Domingo de Lucas»

(18º depois de Pentecostes – Modo 1)

Memória de São Tiago, «irmão» do Senhor, bispo de Jerusalém, apóstolo [dos 70], mártir († 62)
 


MATINAS
 
Apolitikion (Tropário) – Modo 1 - (1º tom):
Embora a pedra fora selada pelos Judeus, e os soldados guardassem Teu puríssimo corpo, ressurgiste no terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao mundo. Por isso, as potestades celestes a Ti, fator da vida, clamaram glória à Tua ressurreição, ó Cristo, glória ao Teu reino, glória à Tua providência, Tu que És o único filantropo.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo,

Embora a pedra fora selada pelos Judeus, e os soldados guardassem Teu puríssimo corpo, ressurgiste no terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao mundo. Por isso, as potestades celestes a Ti, fator da vida, clamaram glória à Tua ressurreição, ó Cristo, glória ao Teu reino, glória à Tua providência, Tu que És o único filantropo.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.

Theotokion:
Gabriel te trouxe a notícia da salvação. Ó Virgem, e, em nome do Senhor de todas as coisas a saudou, ao escutar sua voz, o Senhor de todos se encarnou em Ti, Ó Santa Nave, com proclamou o Justo Davi; e apareceste mais ampla que os céus carregando o teu Criador. Glória ao que habitou em ti! Glória ao que veio nascer por meio de ti! Glória aquele que nos libertou ao nascer de ti!

Katisma – Modo 1 - (1º tom):
1ª Katisma:
Oh Salvador, os saldados que guardavam Teu Sepulcro, quedaram como mortos, pelo resplendor do Anjo que anunciou às mulheres Tua Ressurreição. Te glorificamos a Ti, que acabaste com a corrupção; prosternamo-nos ante a Ti, oh Ressuscitado do sepulcro, oh único Deus nosso.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.

Oh piedoso, foste cravado sobre a Cruz por Tua vontade e foste colocado no Sepulcro como morto, oh Doador da Vida, Tu que destruíste a morte com Tua morte. Oh Poderoso ante Ti abalaram-se os guardiões do Hades, quando Ressuscitaste os mortos com Tua Ressurreição, Oh Único Amante da humanidade.
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.


Theotokion:
Todos nós te conhecemos como Mãe de Deus, e que depois de Teu parto permaneceste verdadeiramente Virgem. Nós refugiamos com amor em Tua Bondade, porque a Temos, nós os pecadores, com amor em Tua Bondade, porque a temos, nós pecadores, como intercessora e salvadora, nas tentações, oh Imaculada.

2ª Katisma:
As mulheres que vieram muito cedo ao Teu Sepulcro, ao verem a imagem angelical tremeram; ao surgir a Vida do Sepulcro, quebraram assombrados; por isso se dirigiram aos Teus Discípulos para anunciar-lhes Tua Ressurreição, dizendo: Cristo submeteu o Hades, porque és o Único Onipotente; e junto com Ele, Ressuscitou a todos os mortos; e com a força de sua Santa Cruz dissolveu o temor do juízo.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espirito Santo.
Oh Vida de todos, foste cravado na Cruz, e contado entre os mortos, oh Senhor Imortal; ressuscitaste ao terceiro dia, oh Salvador, e liberaste a Adão da corrupção. Por isso os coros angelicais exclamaram, oh Doador da Vida: Glória à Tua Paixão, oh Cristo! Glória a Tua Ressureição! Glória a Tua Condescendência, oh Único Amante da humanidade!
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém!

Theotokion:
Oh Maria, Venerável Morada do Senhor, levanta-nos a nós os caídos no fundo da desesperação, da tristeza e do pecado, porque que deste como salvação dos pecadores, apoio e poderosa intercessora que salvas teus servos.

Ypakoí – Modo 1 - (1º tom):
Obediência:
O arrependimento do ladrão obteve o Paraíso e as lágrimas das Mirróforas anunciaram com alegria que Tu ressuscitaste, oh Cristo Deus dando ao mundo a grande misericórdia.

Anabtmo:
1ª Antífona:
Oh Senhor, a Ti clamo em meus sofrimentos, escuta em minha dor.
O desejo divino toca sempre aos habitantes do deserto, por seu distanciamento do mundo mal.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
A glória e a honra são dignos do Espírito Santo com do Pai e do Filho, por isso louvamos a Trindade, dona do único poder.

2ª Antífona:
Deus meu, quando me elevas à montanha de Tua leis, ilumina-me e faz-me brilhar com as virtudes para louvar-te.
Oh Verbo, sustenta-me com Tua destra, conserva-me e protege-me, para que não me queime no fogo do pecado.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Toda a criação se renova com o Espírito Santo e volta ao seu primeiro estágio, porque Ele é igual ao Pai e ao Filho em poder.

3ª Antífona:
Minha alma se alegrou com os que me disseram vamos à “casa de Deus”, e meu coração se encheu de alegria.
Grande temor há na casa de Davi, donde estão colocados os tronos para julgar a todas as tribos e as línguas de terra.
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo, agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
O oferecimento da glória, o poder, a honra e a adoração são devidos ao Espírito Santo, igual ao Pai e ao Filho, porque a Trindade é única em sua natureza e não é suas Pessoas.

Prokimenon:
Agora eu me levanto, diz o Senhor, realizo a salvação e a proclamo. (2 vezes).

Stichos:
A Palavra de Deus é palavra pura.
Agora eu me levanto, diz o Senhor, realizo a salvação e a proclamo.

Kondakion – Modo 1 - (1º tom):
Na Tua glória, ressuscitaste do túmulo, porque és Deus; o mundo ressuscita contigo e os homens Te celebram como Deus; a morte desaparece, Senhor; Adão, livre dos entraves, se rejubila; Eva, na sua alegria clama: "Ó Cristo, dá a Tua ressurreição aos homens".

Ikós:
Cantemos o ressuscitado do terceiro dia o Deus Todo-Poderoso, aquele que destrói as portas do inferno e eleva o túmulo os santos, seus fiéis! Benevolentemente,
Ele apareceu as santas mulheres, dizendo: "Alegrai-vos", e revelou a alegria aos apóstolos, Ele é o único doador da vida.
As mulheres clamavam, anunciando aos discípulos a boa nova, os sinais da vitória. O inferno geme, a morte se lamenta e o universo se rejubila. Ó Cristo, toda criação se alegra, pois, Tu deste a todos a ressurreição.

Evangelho:                                                                                       Jo 21, 1-10
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São João:

Naquele tempo, Jesus apareceu aos discípulos na margem do mar de Tiberíades. E apareceu deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Gêmeo, Natanael de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus. Simão Pedro disse: «Eu vou pescar.» Eles disseram: «Nós também vamos.» Saíram e entraram na barca. Mas naquela noite não pescaram nada. Quando amanheceu, Jesus estava na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Então Jesus disse: «Rapazes, vocês têm alguma coisa para comer?» Eles responderam: «Não.» Então Jesus falou: «Joguem a rede do lado direito da barca, e vocês acharão peixe.» Eles jogaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, de tanto peixe que pegaram. Então o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor.» Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, pois estava nu, e pulou dentro d’água. Os outros discípulos foram na barca, que estava a uns cem metros da margem. Eles arrastavam a rede com os peixes. Logo que pisaram em terra firme, viram um peixe na brasa e pão. Jesus disse: «Tragam alguns peixes que vocês acabaram de pescar».
Exapostilário – 7º:
Quando Maria disse: “Levaram meu Deus”, correram ao túmulo Simão Pedro e outro discípulo, que Jesus amava, e encontraram dentro apenas o Sudário e turbante ao lado. Eles esperaram até que viram o Senhor.

Theotokion – 7º:
Tu fizeste coisas grandes e excepcionalmente estranhas para mim, ó misericordiosíssimo Cristo. Pois ininteligivelmente Tu nasceste duma Virgem Donzela e aceitaste a Cruz e suportaste a morte, ressuscitando em glória para fazer nossa natureza livre da morte. Glória a Tua glória, ó Cristo, glória a teu poder.

Laudes - Modo 1 - (1º tom):
Tudo que respira louve ao Senhor! Louvai o Senhor do Céu, louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o todos os seus exércitos! A ti pertence l louvor o Deus!
1 – Esta glória será para todos os Justos. Oh Cristo, louvamos Tua paixão salvadora e glorificamos Tua ressurreição.

2 – Louvai a Deus em seu santuário, louvai na magnificência de seu firmamento! Tu que suportaste a crucificação, aniquilaste a morte, e ressuscitaste dentre nos mortos, salva nossa vida, oh Senhor, porque és o único Todo poderoso.

3 – Louvai por suas proezas, louvai conforme Sua imensa grandeza! Oh Cristo, Tu que esvaziaste o Hades, ressuscitaste o homem com Tua ressurreição, faz-nos dignos de louvar-Te e glorificar-Te com um coração limpo.

4 – Louvai ao som da trombeta, louvai com saltério e a harpa! Oh Cristo, te louvamos glorificando Tua humildade digna de Deus; a Ti, que nasceste da Virgem e não te separaste do regaço do Pai, que

5 – Louvai com pandeiro e a dança; louvai com cordas e flautas! Quando foste cravado sobre a Cruz, morreu a força do inimigo e, por temor a Ti a criação temeu e com Teu poder quedou vazio o Hades, levantaste os mortos dos sepulcros abriste o paraíso ao ladrão. Oh Cristo nosso Deus, glória a Ti!

6 – Louvai com címbalos retumbantes; louvai com címbalos de júbilo. Tudo que respira louve ao Senhor! As veneráveis mulheres correram com cuidado e lágrimas até Teu sepulcro; e quando o encontraram aberto, conheceram pelo anjo o novo milagre e correram a dizer aos Apóstolos: “O Senhor ressuscitou dando ao mundo a grande misericórdia”.

7 – Levanta-Te, Senhor meu e Deus meu, que tua mão se levante e não te esqueças para sempre de Teus pobres. Oh Cristo Deus, nos prosternamos ante as feridas de Tua divina paixão e a grande celebração que nos últimos tempos culminou em Sion com a Tua Divina manifestação, porque, oh sol de justiça, iluminaste aos que estavam na obscuridade guiando-os até a Luz que não conhece ocaso. Oh Senhor, glória à Ti.

8 – Te confesso, Senhor, como todo meu coração e proclamo todos teus milagres. Oh raça Judia que ama os soberbos, entende e tem cuidado. Donde estão os que entraram com Pilatos? Que digam seus guardas: Onde estão os selos do sepulcro? Onde foi Ele sepultado? Donde se vendeu quem não se vende? Como foi roubado o Tesouro? Porquê negam a ressurreição do Crucificado, blasfemando, oh judeus transgressores da Lei? Ele ressuscitou livre dentre os mortos e deu ao mundo a grande misericórdia.

Eothinon – 7º:
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Maria, ficaste com a razão perturbada pela obscuridade da aurora pois, perto do túmulo, ficaste perguntando: “Aonde colocaram Jesus?”; mas os discípulos, que também correram ao Sepulcro, como já estavam orientados sobre a ressurreição, ao olhar o Sudário e o turbante, se lembraram do que estava escrito nos livros a respeito do Senhor. 21 Por isso, por intermédio deles, alicerçamos a nossa fé em Ti, ó Cristo doador da vida e, juntamente com eles, nós Te louvamos.

Theotokion:
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém.
Bendita e venerável és Tu, ó Mãe de Deus, em cujo seio se encarnou Aquele que visitou o inferno, libertando Adão e Eva da maldição, destruindo a morte e dando a vida a todos nós.
Por isso bendirei o Cristo em qualquer tempo, e sempre o Seu louvor estará em minha boca (2 vezes).

Apolitikion (Tropário):
Hoje é a salvação do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do túmulo, dando-nos origem a uma nova vida, porque anulou a morte com a Sua morte e nos concedeu a misericórdia de obter essa grande vitória.

Extraído do site ecclesia.com.br

Divina Liturgia
 Anunciação - Modo 4:
É hoje o começo da nossa salvação e a manifestação do mistério eterno.
O Filho de Deus torna-Se Filho da Virgem e Gabriel anuncia a graça.
Por isso, cantamos com ele à Mãe de Deus:
“Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Apolitikion (Tropário da Ressurreição – Modo 1- (1º tom):
Embora a pedra fora selada pelos Judeus, e os soldados guardassem Teu puríssimo corpo, ressurgiste no terceiro dia, ó Salvador, dando a vida ao mundo. Por isso, as potestades celestes a Ti, fator da vida, clamaram glória à Tua ressurreição, ó Cristo, glória ao Teu reino, glória à Tua providência, Tu que És o único filantropo.

Kondakion – Modo 1 - (1º tom):
Glória ao Pai , ao Filho e ao Espírito Santo.
Tu, sendo Deus, te levantaste do túmulo, e devolveste a vida ao mundo; a natureza humana, por isso te louva: a morte foi vencida, Adão se regozija, ó Mestre, e Eva, liberta agora das cadeias da morte, com alegria exclama: Tu, Cristo, és o que a todos dá a Ressurreição!

Theotokion – Modo 1 - (1º tom):
Agora, sempre e pelos séculos dos séculos. Amém
Quando Gabriel te saudou, ó Virgem, dizendo: "alegra-te!" e com sua voz, o Salvador encarnou-se em ti, tabernáculo santo; e, como falava o Justo Davi: "veio do céu trazendo o Criador de tudo", glória Àquele que habita em ti, glória Àquele nascido de ti e que nos libertou!

Hino à Mãe de Deus:
Ó Admirável e Protetora dos cristãos e nossa Medianeira do Criador não desprezes as súplicas de nenhum de nós pecadores, mas apressa-te em auxiliar-nos como Mãe bondosa que és, pois te invocamos com fé: roga por nós junto de Deus, tu que defendes sempre aqueles que te veneram.

Prokimenon:
Desça sobre nós, Senhor, a tua misericórdia conforme nossa esperança em Ti.
Exultai, ó justos, no Senhor, pois aos retos convém o louvor.

Epístola:                                                                                           Gl 1, 11-19
Leitura da Epístola do Apostolo São Paulo aos Gálatas:

Irmãos, eu declaro a vocês: o Evangelho por mim anunciado não é invenção humana. E, além disso, não o recebi nem aprendi através de um homem, mas por revelação de Jesus Cristo. Certamente vocês ouviram falar do que eu fazia quando estava no judaísmo. Sabem como eu perseguia com violência a Igreja de Deus e fazia de tudo para arrasá-la. Eu superava no judaísmo a maior parte dos compatriotas da minha idade, e procurava seguir com todo o zelo as tradições dos meus antepassados. Deus, porém, me escolheu antes de eu nascer e me chamou por sua graça. Quando ele resolveu revelar em mim o seu Filho, para que eu o anunciasse entre os pagãos, não consultei a ninguém, nem subi a Jerusalém para me encontrar com aqueles que eram apóstolos antes de mim. Pelo contrário, fui para a Arábia, e depois voltei para Damasco. Três anos mais tarde, fui a Jerusalém para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias. Entretanto, não vi nenhum outro apóstolo, a não ser Tiago, o irmão do Senhor.

Aleluia!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Deus assegura a minha vitória e me submete os meus adversários.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Salva maravilhosamente seu servo e usa de misericórdia com seu ungido.
Aleluia, aleluia, aleluia!
 
Evangelho:                                                                           Lc 16, 19-31
Evangelho de Nosso Senhor Jesus  Cristo, segundo o Evangelista São Lucas:

Naquele tempo, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; e desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, Pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
Extraído do site ecclesia.com.br
 
SINAXE
 Pe. Paulo A. Tamanini

O Pobre Lázaro

A pobreza e a riqueza são tão antigas como as primeiras organizações sociais surgidas. As interpretações e soluções dadas a elas são várias: há os que associam a pobreza e a riqueza à sorte ou ao acaso. Há os que veem na pobreza um sinal de incapacidade e desordem social e moral; e, na riqueza, um sinal de premiação, inteligência, capacidade e virtude. Para outros é justamente o contrário, defendendo a tese de que não há um homem honesto rico, pois, para enriquecer-se, será preciso ser inescrupuloso, onde se dará a exploração de um pelo outro. O pobre neste caso sempre será a vítima.
Na Bíblia também encontramos diferentes interpretações para a pobreza e a riqueza. O Antigo Testamento vê na pobreza um sinal de maldição, escândalo e consequências de pecados. O rico é sinal visível da bênção divina e a característica dos amigos de Deus.
No Novo Testamento o próprio Senhor se faz pobre com os pobres e amaldiçoa os opulentos: «Ai de vós ricos...» Mt 5. Jesus vê na riqueza o perigo da autossuficiência e do afastamento de Deus e a insensibilidade perante as carências.
O pobre é o primeiro destinatário da Boa Nova. A pobreza não é mais sinal de desgraça ou escândalo, mas é bem-aventurança.
A descrição que o Senhor nos faz nesta parábola usa estes fortes contrastes: a grande abundância para um e a extrema necessidade para o outro. Dos bens, em si mesmos, nada se diz. O Senhor apenas sublinha o mal-uso que dele se faz: roupas luxuosas e banquetes diários.
Ao mendigo Lázaro nem se quer chegam as sobras. O Evangelho contrapõe a vida do rico banqueteador com a do pobre Lázaro. À primeira vista, parece não ter o primeiro outro pecado que o excessivo apego ao luxo e a boa mesa. Olhando atentamente, porém, observaremos um desinteresse absoluto para com Deus e para com o próximo. Vive para si como se Deus e os outros não existissem. Todas as suas preocupações limitavam-se a se banquetear esplendidamente cada dia, totalmente esquecido dos necessitados. Ele esqueceu-se de uma grande verdade que o Senhor nos lembra: nós não somos donos dos bens materiais que dispomos, apenas seus administradores.
Parece que os bens do rico não tinham sido adquiridos de forma ilícita e, tampouco, a pobreza do Lázaro era culpa sua. Não se opunha a Deus nem explorava os pobres. Contudo, estava cego ante as necessidades do outro. Poderia ser mais feliz não buscando satisfações efêmeras de alguns poucos elogios sobre as belas festas que dava aos seus convivas, mas repartindo com os mais necessitados. Seu erro foi administrar os bens de Deus de forma egoísta e, por isso, equivocada. Não soube compartilhar. Não foi sua riqueza que o impediu de entrar no Reino dos Céus, mas o seu egoísmo; da mesma forma, Lázaro entrou no Céu não por ser pobre, mas porque foi humilde e resignado.
A pobreza não é garantia de santidade, nem a riqueza é sinal de perdição. O egoísmo, que muitas vezes se concretiza na ânsia de usufruir sem medidas dos bens materiais, pode levar a tratar as pessoas como coisas, coisas sem valor.
Todos temos ao nosso redor alguém necessitado, se não de bens materiais, necessitados de afeto, calor humano, de uma palavra amiga, de generosidade, de cordialidade e de confiança. Do uso que façamos dos bens que Deus depositou em nossas mãos depende a vida eterna. Por isso o Senhor nos diz que é melhor dar do que receber.
Ganhamos mais dando do que recebendo: ganhamos a eternidade. Sendo generosos, descobriremos nos outros os filhos de Deus que necessitam de nosso apoio, de nossa companhia e solidariedade. A caridade é sempre realização do Reino dos Céus, e é a única bagagem que podemos levar.
Os filhos de Deus têm coração generoso e bom pois nosso Pai é generoso e bom!
Quem creu em Deus durante sua vida e n'Ele confiou, em Deus terá sua eterna herança. Mas quem somente se entregou aos prazeres da carne, comportando-se como se Deus não existisse, desprezando o Senhor na pessoa do irmão, permanecerá eternamente separado d'Ele.

O Senhor é minha fortaleza e o meu refúgio,
para sempre é tua fidelidade.
Pois fazes justiça aos oprimidos
e dás de comer aos que tem fome. (Sl 145)

FONTE:
CARVAJAL, Francisco F. «Falar com Deus». São Paulo: Ed. Quadrante, 1991.

Extraído do site ecclesia.com.br

23 de Outubro: São Tiago, «irmão» do Senhor, bispo de Jerusalém, apóstolo [dos 70], mártir († 62)

   Antes de tudo, é necessário que se distinga São Tiago, irmão do Senhor, do apóstolo Tiago, filho de Alfeu, um dos Doze, cuja memória a Igreja celebra em 9 de outubro. São Tiago, cuja festa comemoramos no dia de hoje, é o que os mencionados em (Mt 13,15) e (Mc 6,3) como um dos 4 irmãos do Senhor. Os outros três são: José, Simão e Judas. Acerca da relação entre estes «irmãos» com o Senhor Jesus Cristo houve, desde o início, várias explicações, as mais relevantes são duas: ou eram filhos de uma prima de Maria, ou, mais provavelmente, eram filhos de José de um casamento anterior já que José era viúvo quando ficou noivo de Maria. E, em ambos os casos, segundo o costume da época, era comum chamá-los de «irmãos», o que pode ser verificado em várias passagens do Antigo Testamento. Ao que parece, nenhum dos «irmãos» creram n’Ele logo de início, conforme menciona claramente São João, o Teólogo (Jo 7,1-5). Mas, o que foi que transformou São Tiago a ponto de se apresentar, em sua carta como o «Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo» (cf. carta a ele atribuída, Tg 1,1). Não o sabemos com certeza, mas o santo apóstolo Paulo cita em sua primeira epístola aos Coríntios que Jesus se manifestou a São Tiago depois da sua ressurreição (1Cor 15,7). Dos textos bíblicos, sabemos que Tiago foi um dos representantes mais destacados da Igreja de Jerusalém. São Paulo, em sua carta aos Gálatas (Gl 1,19-2,9) faz menção a ele como um dos três «pilares» da Igreja nesta cidade.

Também em Atos dos Apóstolos, quando os apóstolos se reuniram com os anciãos para decidir se os gentios convertidos deveriam aceitar a circuncisão ou não, São Tiago falou como «cabeça» da comunidade de Jerusalém, e foi ele que proclamou o parecer do conselho. A São Tiago é atribuída a primeira das sete cartas pastorais (que não é dirigida a uma determinada cidade ou pessoa) que fazem parte do Novo Testamento. De acordo com os exegetas, a carta de Tiago foi escrita entre os anos 50 e 60 (d.C). Esta carta contém uma coleção de ensinamentos e instruções sobre a conduta cristã e a vida pastoral: a paciência na tribulação, a fé, o amor ao trabalho, o controle da língua, o perigo do dinheiro entre outras coisas. Isto é o que nos informa o Novo Testamento sobre Tiago. A tradição, porém, nos faz também menção a ele, entre estas, que Tiago era conhecido, em vida, como «o Justo»; que desde a sua infância havia sido separado para Deus; que nunca se alimentava de manteiga, nem provava vinho; que seu cabelo «não conhecia a tesoura» (em sinal de sua separação para Deus); que permaneceu casto durante toda a sua vida; que seus joelhos ficaram endurecidos como pedra pelas prostrações excessivas para a oração.  Os Apóstolos o elegeram por unanimidade como o primeiro bispo de Jerusalém, e assim permaneceu durante 30 anos, atraindo durante este tempo, muitos judeus e gentios à fé em Jesus Cristo. Certa vez foi visto pregando do telhado de uma casa, ou mesmo no templo, e dizia: «O Filho do homem está sentado à direita do Todo-Poderoso, e virá sobre as nuvens para julgar o mundo com bondade». E, enquanto o povo aclamava: «Hosana ao Filho de Davi!» os fariseus e os fanáticos dos judeus empurravam para baixo o Justo, apedrejando-o em seguida. Um deles bateu violentamente com um pau em sua cabeça, com o que se consumou o martírio, e se lhe abriram as portas da vida. Suas virtudes, conhecidas de todos, fez com que os judeus mais eminentes atribuíssem ao assassinato de São Tiago o cerco e destruição de Jerusalém em 70 dC.
Apóstolo, Bispo, Mártir e irmão do Senhor!
Interceda junto de Deus por todos nós. Amém
Como um discípulo do Senhor
assimilaste o Evangelho, ó justo São Tiago;
e como mártir, irrecusável é a tua petição por nós;
como irmão do Senhor, desfrutas de Sua confiança,
e como bispo, podes interceder por nós,
Suplica, pois, a Cristo Deus pela salvação de nossas almas!

Tradução e publicação neste site
com permissão de: www.ortodoxia.org
Trad.: Pe. André

 

Folheto Dominical da Igreja Anunciação da Mãe de Deus


Responsável

Reverendíssimo Protopresbítero do Trono Ecumênico Emanuel Sofoulis


Editoração e Diagramação

Antonio José


Atualização da Página na internet

Jean Stylianoudakis

Solicite o envio do Boletim Mensagens Cristão-Ortodoxas por e-mail.


Apoio

- Rodrigo Marques – Membro do Coro da Igreja
- Alessandra Sofia Kiametis Wernik – Membro do Coro da Igreja

- Paróquia Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo
Pavuna – Rio de Janeiro – RJ – Brasil
http://paroquiaortodoxaspsp.blogspot.com


Igreja Anunciação da Mãe de Deus
SGAN - Quadra 910 - Módulo ‘’B’’ - Asa Norte
Brasília-DF - CEP: 70.790-100
Telefones (61) 3344-0163 e Celular (61) 9396-1652

Matinas Dominical das 09h30h às 10h
Liturgia Dominical das 10h às 11h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário