15 abril 2014

Quarta-Feira Santa (16/04/2014)

QUARTA-FEIRA SANTA
Sacramento da Santo Óleo: às 17h30
(MATINASJo. 12, 17-50  | LITURGIA: Mt. 26, 6-16)*
Na Quarta-feira Santa, a Igreja convida os fiéis a focar sua atenção em duas figuras: a mulher pecadora que ungiu a cabeça de Jesus, pouco antes da paixão (Mt. 26, 6-13), e Judas, o discípulo que traiu o Senhor [Marcos e Mateus falam da unção da cabeça de Cristo; e falam da unção dos pés]. A primeira reconheceu Jesus como o Senhor, enquanto o último se apartou do Mestre. Ela foi posta em liberdade, enquanto ele se tornou um escravo. Ela herdou o reino, enquanto ele caiu em perdição. Estas duas pessoas trazem diante de nós as preocupações e questões relacionadas à liberdade, ao pecado, ao inferno e ao arrependimento.
   O arrependimento da prostituta pecadora é contrastada com a trágica queda do discípulo que um dia fora escolhido. O Triodion (livro do período quaresmal) deixa claro que Judas pereceu não simplesmente porque traíra seu Mestre, mas porque, depois de ter caído no pecado da traição, ele se recusou a acreditar na possibilidade do perdão.
   Se consideramos deploráveis as ações de Judas, não o fazemos com um sentimento vingativo de justiça, mas porque temos consciência de nossa própria culpa. E, em geral, todas as passagens do Triodion que parecem ser dirigidas contra os judeus devem ser interpretadas nesse mesmo sentido.
   Quando o livro do Triodion denuncia aqueles que rejeitaram a Cristo e O entregaram à morte, nós reconhecemos que estas palavras não se aplicam apenas aos outros, mas também a nós mesmos, pois será que nós também não traímos o Salvador muitas vezes em nossos corações e O crucificamos de novo?
« Pequei mais que a pecadora, ó Deus Bom, e nunca Te ofereci torrentes de lágrimas. Prostro-me, agora, diante de Ti, adorando-Te em silêncio e beijando com amor Teus pés imaculados, para que Tu, que és o Senhor, perdoe os meus pecados, a mim que clamo: ó Salvador, tira-me do lamaçal de minhas más ações » (Kondákion da Mulher Pecadora, 4º Tom).
   Enquanto a mulher pecadora trouxe óleo de mirra; o discípulo fechou um acordo com os pecadores. Ela se alegrou ao derramar sobre Cristo o que era muito precioso; enquanto ele se apressou para vender Aquele que está acima de qualquer preço. Ela reconheceu Cristo como o Senhor; enquanto ele se separou do Mestre. Ela foi libertada, mas Judas se tornou escravo do inimigo. Grave foi a falta de amor de Judas. Grande foi o arrependimento de Maria, a mulher pecadora. Concede-nos o perdão, tu que sofres por nós, e salva-nos.
FonteArquidiocese da América
(tradução livre)
† MATINAS
EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO
A hora da cruz e da glória; Últimas revelações públicas sobre o Messias; 
A incredulidade dos judeus; Recapitulação dos ensinamentos de Jesus.
(Jo. 12, 17-50)
Naquele tempo, o povo que estivera presente quando Jesus chamou Lázaro do sepulcro e o ressuscitou dos mortos, dava testemunho a seu respeito. O povo saía ao encontro de Jesus porque tinha ouvido falar que Ele havia realizado esse sinal. Os fariseus disseram então uns as outros: “Estais vendo que não conseguimos nada. Todo mundo corre atrás dele!” 
A hora da cruz e da glória. Entre os que tinham subido para adorar no dia da festa havia alguns gregos. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e pediram: “Senhor, queremos ver Jesus”. Filipe falou isto para André. Então André e Filipe foram dizer isso a Jesus. Jesus respondeu-lhes: “É chegada a hora em que o Filho do homem será glorificado. Na verdade eu vos digo: se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, ficará só; mas se morrer, produzirá muito fruto. Quem ama sua vida vai perdê-la; mas quem não se apega à vida neste mundo vai guardá-la para a vida eterna. Se alguém quiser me servir, siga-me. Onde eu estiver, estará também quem me serve. Se alguém me servir, o Pai o honrará. 
Últimas revelações públicas sobre o Messias. Agora minha alma está perturbada. Mas o que direi? Pai, livra-me desta hora? Mas é exatamente para isso que vim, para esta hora. Pai, glorifica o teu nome”. Veio, então, uma voz do céu: “Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-Lo”. A multidão, que ali se encontrava e tinha ouvido isto, dizia: “Trovejou”. Outros diziam: “Um anjo falou com Ele”. Jesus disse: “Não é para mim que esta voz se fez ouvir, mas para vós. Agora é o julgamento deste mundo. Agora o príncipe deste mundo será lançado fora. E quando Eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas a Mim”. Jesus dizia isso para indicar de que morte haveria de morrer. 
   A multidão lhe respondeu: “Nós sabemos, pela Lei, que o Cristo vai permanecer para sempre. Como podes dizer que é necessário que o Filho do homem seja levantado? Quem é esse Filho do homem?” Jesus lhes disse: “Por pouco tempo ainda a luz está no vosso meio. Caminhai enquanto tendes luz, para que a escuridão não vos surpreenda, pois quem caminha na escuridão não sabe para onde vai. Enquanto tendes luz, crede na luz, para serdes filhos da luz”. Depois de assim falar, Jesus retirou-se e se escondeu deles. 
A incredulidade dos judeus. Embora tivesse feito tantos sinais na presença deles, não acreditavam Nele. Assim se cumpria a palavra do profeta Isaías: Senhor, quem deu crédito à nossa mensagem? E o braço do Senhor, a quem foi revelado? Não puderam crer porque – como tinha dito Isaías: Deus cegou os olhos deles e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos, não entendam com o coração, nem se convertam, e assim eu não os cure. E Isaías o disse porque viu sua glória e falou dele. 
   Não obstante, também muitos dos chefes creram Nele. No entanto, por causa dos fariseus não se manifestavam, temendo serem expulsos da sinagoga. É que eles amavam mais a glória que vem dos homens do que a glória que vem de Deus. 
Recapitulação dos ensinamentos de Jesus. Então Jesus falou em voz alta: “Quem crê em Mim, não crê em Mim mas Naquele que Me enviou. Quem Me vê, vê Aquele que Me enviou. Eu vim como a luz do mundo, para que quem crê em Mim não fique na escuridão. Se alguém escuta as minhas palavras e não as guarda, eu não o condeno, porque não vim para condenar o mundo, mas para o salvar. Quem me rejeita e não recebe minhas palavras, já tem quem o condene: a palavra que falei é que o condenará no último dia. Porque Eu não falei por Mim mesmo. O próprio Pai, que Me enviou, é que me ordenou o que devo dizer e falar. Eu sei que seu mandamento é a vida eterna. Assim, pois, as coisas que falo, eu as falo conforme me disse o Pai”.
† LITURGIA
Tropário de Noivo (8º Tom)
Ιδοὺ, ὁ Νυμφίος ἔρχεται ἐν τῷ μέσῳ τῆς νυκτός· καὶ μακάριος ὁ δοῦλος ὄν εὐρήσει γρηγοροῦντα· ἀνάξιος δέ πάλιν, ὄν εὑρήσει ῥαθυμοῦντα βλέπε οὗν, ψυχή μου, μὴ τῷ ὔπνῳ κατενεχθῇς, ἴνα μὴ τῷ θανάτῳ παραδοθῇς, καὶ τῆς βασιλείας ἔξω κλεισθῇς· ἀλλὰ ἀνάνηψον κράζουσα· Ἄγιος, Ἄγιος, Ἄγιος εἶ ὁ Θεός ἡμῶν· προστασίαις τῶν Ἀσωμάτων σῶσον ἡμᾶς.
Eis que o Noivo vem no meio da noite, e bem-aventurado o servo que for encontrado vigilante. Infeliz, porém, do que Ele encontrar dormindo! Vê, pois, ó minha alma, que não te deixes vencer pelo sono, a fim de não seres entregue à morte e ficares fora das portas do Reino; mas vigilante, clama: Santo, Santo, Santo, és tu, nosso Deus!
Kondákion (4º Tom)
Ὑπὲρ τὴν Πόρνην Ἀγαθὲ ἀνομήσας, δακρύων ὄμβρους οὐδαμῶς σοι προσῆξα, ἀλλὰ σιγῇ δεόμενος προσπίπτω σοι, πόθῳ ἀσπαζόμενος, τοὺς ἀχράντους σου πόδας, ὅπως μοι τὴν ἄφεσιν, ὡς Δεσπότης παράσχῃς, τῶν ὀφλημάτων κράζοντι Σωτήρ. Ἐκ τοῦ βορβόρου τῶν ἔργων μου ῥῦσαί με.
Pequei mais que a pecadora, ó Deus Bom, e nunca Te ofereci torrentes de lágrimas. Prostro-me, agora, diante de Ti, adorando-Te em silêncio e beijando com amor Teus pés imaculados, para que Tu, que és o Senhor, perdoe os meus pecados, a mim que clamo: ó Salvador, tira-me do lamaçal de minhas más ações.
EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Unção em Betânia; Traição de Judas Iscariotes.
(Mt. 26, 6-16)
Quando Jesus estava em Betânia, na casa de Simão, o leproso, uma mulher chegou perto Dele com um vaso feito de alabastro, cheio de precioso perfume e derramou-Lhe sobre a cabeça enquanto Ele estava à mesa. Vendo isso, os discípulos disseram indignados: “Para que tanto desperdício? Este perfume poderia ser vendido por bom preço, e o dinheiro distribuído aos pobres”. Ao ouvir isso, Jesus lhes disse: “Por que incomodais esta mulher? Ela me fez uma boa ação. Porque pobres sempre os tendes convosco, a Mim, porém, nem sempre me tendes. Ao derramar este perfume no meu corpo, ela me ungiu para a sepultura. Eu vos garanto que, em qualquer parte do mundo onde este Evangelho for anunciado, será também contado, em sua memória, o que ela fez”. 
A traição de Judas. Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi falar com os sumos sacerdotes e lhes disse: “Quanto quereis dar-me, se eu vos entregar Jesus?” Eles decidiram dar-lhe trinta moedas de prata. E a partir de então, procurava uma ocasião oportuna para entregá-Lo.
* Leituras conforme o Typikon do Patriarcado Ecumênico (Τυπικν τς Μεγάλης το Χριστο Εκκλησίας): Typikon 16-abr-2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário